A falta de apoio da Direção-geral das Artes (DGArtes) \"pode implicar a descontinuidade e, provavelmente, o fim do festival\", privando o Alentejo \"da única temporada musical que abrange o seu território como um todo\", afirma a diretora-executiva do evento, Sara Fonseca.' /> Falta de apoio da DGArtes "pode implicar" fim do festival 'Terras Sem Sombra' [Jornal Sudoeste] A falta de apoio da Direção-geral das Artes (DGArtes) \"pode implicar a descontinuidade e, provavelmente, o fim do festival\", privando o Alentejo \"da única temporada musical que abrange o seu território como um todo\", afirma a diretora-executiva do evento, Sara Fonseca.' >
07h00 - segunda, 16/01/2023

Falta de apoio da DGArtes
"pode implicar" fim do
festival 'Terras Sem Sombra'

Falta de apoio da DGArtes "pode implicar" fim do festival 'Terras Sem Sombra'

A exclusão do festival 'Terras Sem Sombra' dos apoios bienais à programação da Direção-Geral das Artes "pode implicar a descontinuidade e, provavelmente, o fim" do evento.
A falta de apoio da Direção-geral das Artes (DGArtes) "pode implicar a descontinuidade e, provavelmente, o fim do festival", privando o Alentejo "da única temporada musical que abrange o seu território como um todo", afirma a diretora-executiva do evento, Sara Fonseca.
O festival 'Terras Sem Sombra', que é organizado, há 18 anos, pela associação Pedra Angular, com sede em Santiago do Cacém, viu a sua candidatura ao Programa de Apoio Sustentado – Programação, na área da Música, para 2023-2024 da DGArtes ser aprovada.
Contudo, o evento, que concilia música com a promoção do património cultural e a salvaguarda da biodiversidade, não será financiado pelo programa por "ter sido esgotado o montante global disponível", no valor de 4,9 milhões de euros.
"A decisão de considerar o festival 'Terras Sem Sombra' elegível, inclusivamente atribuindo-lhe uma pontuação considerável, e depois não o financiar, por falta de verbas, é uma inconsequência grave", critica Sara Fonseca, acrescentando que "não se pode aceitar que as regras do financiamento, nomeadamente quanto a patamares disponíveis, tenham sido alteradas depois de findo o prazo para candidaturas".
"Esta injustiça precisa de ser resolvida", reforça.
Para Sara Fonseca, sem o apoio da DGArtes "fica em causa um projeto pelo qual o Alentejo se bateu muitos anos", com "um nível artístico internacional e reconhecido ao nível europeu".
Ainda assim, e enquanto espera "pelo desfecho do recurso hierárquico", a Pedra Angular continua a trabalhar "com os parceiros, a começar pelos municípios, para encontrar alternativas", apesar de já se verificar "um atraso considerável", pois "estava tudo preparado para a apresentação do festival em Portugal, na Áustria e em Espanha".
A diretora-executiva do festival diz ainda que, "num setor, como o da música, em que é tudo planeado com antecedência e rigor, a incerteza agora lançada, a partir de Lisboa, constitui um descalabro e penaliza fortemente" a região.
Sara Fonseca critica igualmente o facto de o Alentejo não ter nenhum projeto de música apoiado pela DGArtes no próximo biénio.
"O Alentejo é, mais uma vez, escorraçado, agravando-se o fosso entre a nossa região e os territórios mais favorecidos. Será que temos portugueses de primeira e de segunda?", questiona.
A diretora-executiva do 'Terras Sem Sombra' conclui que "esta discriminação negativa do acesso a uma programação qualificada, repartida por mais de 20 concelhos, representa um entrave ao próprio desenvolvimento da região".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Dia da Hungria
celebrado em
Santiago do Cacém
O edifício da Câmara de Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 12, a iniciativa "Dias de Hungarikums" (Dia da Hungria), no âmbito do 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.
07h00 - segunda, 08/04/2024
Lagoa de Santo André
aberta ao mar nesta segunda-feira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar nesta segunda-feira, 8, a partir das 16h00.
07h00 - sábado, 06/04/2024
Auditório Municipal
inaugurado este sábado
em Alvalade
O novo Auditório Municipal de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, é inaugurado neste sábado, 6, numa cerimónia agendada para as 16h30.
07h00 - quinta, 04/04/2024
Recolha de resíduos
porta-a-porta arrancou
em Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou, neste mês de abril, um projeto-piloto de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos, que abrange 122 habitações da zona histórica da cidade.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial