06h00 - sexta, 13/09/2024

BD sensibiliza para a preservação
do montado em Odemira

BD sensibiliza para a preservação do montado em Odemira

A segunda edição do projeto "Histórias à sombra do montado", com histórias em banda desenhada (BD) a sensibilizar para a preservação do montado, começa a ser distribuída neste mês de setembro no concelho de Odemira.
O projeto, em formato de jornal e coordenado por Hugo Tornelo e Rita Gonzalez, é promovido pela associação cultural Ronha e tem o apoio do Município de Odemira, através do seu programa de apoio às artes Odemira Criativa.
"A segunda edição [do projeto] promete oferecer ao público mais um conteúdo de qualidade e continuar a promover a sensibilização ambiental do montado", explica Hugo Tornelo ao "SW", acrescentando que a obra pretende igualmente "criar um sentimento de pertença na população de Odemira, ao descrever zonas e paisagens que lhe são familiares ilustrando-as com contos desiguais".
Nesta segunda edição de "Histórias à sombra do montado" as quatro histórias em BD têm textos da autoria de Filipa Martins, Joana Bértholo, Valério Romão e Afonso Cabral, ilustrados por Patrícia Guimarães, Joana Mosi, Bernardo Majer e Ricardo Batista.
"A escolha dos autores foi feita por nós, fazendo 'duplas' que achamos que possam fazer sentido de acordo com o tom da escrita e o registo gráfico", revela Hugo Tornelo.
Além das histórias, no final da obra são apresentadas boas práticas para a preservação do montado, para tentar sensibilizar os 'leitores' para a necessidade de regenerar esta espécie autóctone."Não digo que esta BD seja um agente de mudança, mas poderá ajudar a isso", frisa.
A segunda edição de "Histórias à sombra do montado" tem uma tiragem de cerca de 6.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em todo o concelho de Odemira, desde cafés e farmácias às juntas de freguesia e aos postos de turismo."É uma forma de chegar a muita gente num concelho bastante grande e disperso", justifica Hugo Tornelo.
O projeto nasceu em 2022, já depois de Hugo Tornelo e Rita Gonzalez terem adquirido um terreno agrícola na freguesia de Relíquias, no concelho de Odemira, onde existia uma parcela de montado, "parte do qual estava doente".
"Percebemos – e fomos aprendendo – que o montado, sendo uma floresta e um ecossistema muito rico em Portugal, está em declínio. Grande parte dele está doente e ao apercebermo-nos disso começámos também a querer regenerá-lo e recuperá-lo", conta.
Esta vontade acabou por dar origem às "Histórias à sombra do montado", cuja primeira edição, em setembro de 2022, teve histórias de Afonso Cruz, Luís Afonso, Ana Margarida de Carvalho e Ana Bárbara Pedrosa ilustradas por Joana Afonso, Marta Teives, Nuno Saraiva e João Maio Pinho.
"Achámos que seria interessante juntar estes dois mundos e utilizar a BD como uma plataforma para mostrar que o montado está em declínio, parte por fatores climáticas mas também por má gestão agrícola e mão humana", diz.
A obra acabou por ter boa aceitação entre a população, dando origem à segunda edição, que vai agora começar a ser distribuída.
"Sentimos que havia espaço para continuar e para reforçar a mensagem, para oferecer às pessoas boas histórias, bem escritas e bem desenhadas, a homenagear o montado", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 17/04/2025
Agricultura no Perímetro
do Mira com menos restrições
O Governo levantou algumas restrições à agricultura devido ao aumento da cota da barragem de Santa Clara, no concelho de Odemira, mas o presidente da Câmara Municipal não esconde a sua preocupação, defendendo uma gestão sustentável deste recurso.
07h00 - quinta, 17/04/2025
Câmara de Odemira
promove ciclo
Conversas de Abril
As comissões de moradores de Odemira na Revolução dos Cravos são o primeiro tema em discussão no ciclo Conversas de Abril – Arte e Revolução, que a Câmara de Odemira promove a partir desta quinta-feira, 17.
07h00 - quinta, 17/04/2025
Festival Mira Fest
na zona ribeirinha
de Odemira
Os britânicos GBH e Onslaught, assim como os portugueses Mata Ratos e Corpus Christii, são algumas das bandas confirmadas na edição deste ano do Mira Fest, que se vai realizar na zona ribeirinha de Odemira na sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de abril.
07h00 - quarta, 16/04/2025
Circuito de bodyboard
arrancou na
Zambujeira do Mar
André Gonçalinho, Matias Baço, Salvador Moleiro e Ricardo Horta foram os grandes vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard 2025 – Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - sexta, 11/04/2025
Abril em Odemira arranca
para festejar a Liberdade
Odemira vai receber este mês um festival organizado pela Câmara Municipal para celebrar a Revolução dos Cravos e, simultaneamente, afirmar-se como uma vila "culturalmente dinâmica, viva e criativa".

Data: 04/04/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial