07h00 - terça, 11/02/2025

Professora Paula Canha
recebe prémio nacional

Professora Paula Canha recebe prémio nacional

A bióloga Paula Canha, professora no Agrupamento de Escolas de Odemira, onde dinamiza o Clube Ciência Viva e o Museu de História Natural, foi distinguida com o Figueirinha Nature Award 2025, atribuído pela editora Contra a Corrente, que gere uma unidade de turismo rural no concelho.
Em comunicado enviado ao "SW", a editora justifica a distinção com o "contributo inequívoco" de Paula Canha "para um maior conhecimento e proteção da fauna e flora do montado e da costa alentejana".
A Contra a Corrente acrescenta que Paula Canha "sempre manifestou grande capacidade de iniciativa, determinação e entusiasmo contagiantes ultrapassando o exigido pelo cumprimento dos programas oficiais, quer na sua forma de lecionar quer na dinamização do Clube de Ciências – BIGEO, privilegiando o experimentalismo e as saídas de campo".
"A sua grande disponibilidade para incentivar e apoiar projetos de alunos tem incrementado o interesse e gosto pela ciência nos vários níveis de ensino, constituindo um contributo valioso para o desenvolvimento de uma cultura científica nos jovens do concelho de Odemira, que lhe atribuiu a Medalha Municipal de Mérito em 2008", frisa.
A editora destaca ainda a "excelência pedagógica", o "rigor metodológico" e a "perseverança no trabalho" de Paula Canha, que a docente alia "a uma dimensão puramente humana".
Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro, Paula Canha é mestre em Biologia da Conservac?a?o pela Universidade de E?vora, além de membro da Sociedade Portuguesa de Bota?nica e da Ordem dos Bio?logos.
Atribuído anualmente, o Figueirinha Nature Award visa premiar a iniciativa cultural, social ou científica que mais se destacou em cada ano em matéria de proteção da natureza na região de atividade da Figueirinha Ecoturismo, um turismo em espaço rural situado na freguesia de Relíquias, no concelho de Odemira, "que se rege pelos princípios da sustentabilidade, preservação do meio ambiente e valorização regenerativa dos recursos naturais".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

11h19 - sexta, 21/03/2025
Mau tempo afetou
estufas agrícolas
no Alentejo Litoral
Empresas hortofrutícolas do Alentejo Litoral sofreram "danos bastante significativos" em estufas e outras estruturas, devido ao vento forte registado na madrugada de quinta-feira, 20.
07h00 - sexta, 21/03/2025
Água do Alqueva vai chegar à bacia do Rio Mira!
A água do Alqueva vai chegar até 2030 ao Mira, para reforçar a barragem de Santa Clara e o respetivo perímetro de rega.
07h00 - sexta, 21/03/2025
Câmara de Odemira
vai distribuir 250
árvores autóctones
A Câmara de Odemira vai distribuir gratuitamente, nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22, cerca de 250 árvores autóctones à população, reforçando o seu compromisso "com a sustentabilidade".
07h00 - sexta, 21/03/2025
Câmara de Odemira
apoia atividade cinegética
A Câmara de Odemira atribuiu um valor total de 64.
07h00 - quarta, 19/03/2025
Programa de DAE
avança no concelho
de Odemira
A Câmara de Odemira acaba de lançar o Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, um projeto "pioneiro" que visa contribuir para que este seja um concelho "cardio-seguro".

Data: 21/03/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial