07h00 - quinta-feira, 24/04/2025

Festejar a Liberdade
no Alentejo Litoral!

Música, teatro e artes performativas são alguns dos destaques na programação que os cinco municípios do Alentejo Litoral prepararam para celebrar o 51º aniversário da “manhã inteira e limpa”. O “SW” apresenta-lhe um roteiro do que pode ver e ouvir na região, para escolher onde vai celebrar o 25 de Abril e a Liberdade!

Alcácer do Sal
Os Xutos & Pontapés são os “cabeças de cartaz” das comemorações da Revolução dos Cravos organizadas pela Câmara de Alcácer do Sal. O concerto de Tim, Kalú e companhia está previsto para as 22h00 desta quinta-feira, 24 de abril, na zona da margem sul da cidade, seguindo-se um espetáculo piromusical (00h00) e a atuação do DJ Vasco Amaral.
Na mesma noite, destaque ainda para o concerto de Pedro Mestre (22h00) no Jardim Público do Torrão, numa organização da Junta de Freguesia local.
Para sexta-feira, 25, estão previstas caminhadas e atividades desportivas em diversas localidades, assim como a cerimónia do hastear da bandeira preparada pelo município na Praça Pedro Nunes, em Alcácer do Sal.

Grândola
A “Festa da Liberdade” em Grândola, organizada pela Câmara Municipal, vai juntar em palco Pedro Abrunhosa e o Grupo Coral Os Camponeses de Pias. O espetáculo está agendado para as 22h00 desta quinta-feira, 24, no Parque de Feiras e Exposições da “vila morena”, sendo antecedido pela Corrida da Liberdade (20h00) e por uma arruada com a banda da SMFOG (21h40). Para as 00h35 está previsto um espetáculo de fogo de artifício e depois, às 00h45, um concerto da banda Shakra.
As comemorações prosseguem sexta-feira, 25, com uma sessão comemorativa a partir das 11h00 nos Paços do Concelho, seguindo-se uma festa popular no coreto de Grândola. a partir das 15h00.
Às 16h30 realiza-se o Desfile da Liberdade, entre a sede da Junta de Freguesia e o Jardim 1º de Maio, onde a partir das 17h30 atua Buba Espinho. Já de noite, pelas 21h30, o quinteto de jazz de Maria Carvalho sobe ao palco do Cineteatro Grandolense.
Ainda no âmbito das celebrações do 25 de Abril, a Câmara de Grândola inaugura, no sábado, 26, o novo Núcleo Museológico de Etnografia – Casa Frayões Metellos (15h30)

Odemira
O 51º aniversário da Revolução dos Cravos está a ser celebrado em Odemira desde o dia 12 e tem neste fim de semana o seu momento alto. Na noite desta quinta-feira, 24, há música com Ana Lua Caiano (22h00), Plutónio (00h30) e o DJ Miguel Quintão (2h00), entre outros. Pelo meio, às 00h00, tem lugar a cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho, seguindo-se um espetáculo piromusical.
Para o dia 25 de abril está prevista uma sessão solene da Assembleia Municipal (11h30) no cineteatro Camacho Costa, enquanto de noite sobem ao palco The Legendary Tiger Man (22h00) e HMB (00h00). A festa continua no dia seguinte, com os concertos do Quinteto Trio Odemira (22h00) e de Deejay Telio (00h00).
O programa do evento conta também com os espetáculos de teatro “Abril na Rua – Viver, Pensar e Sonhar Abril”, pelo Teatro Só (dias 24, 25, 26); “Anónima”, da companhia Vaivém (dia 24); “The incredible box”, da companhia La Tal (dia 25); “Sete4”, da Zut! (dia 26); e “After all”, da companhia PSIRC (dia 26).

Santiago do Cacém
As comemorações do 25 de Abril no concelho de Santiago do Cacém são assinaladas por todas as freguesias, com atividades desportivas e culturais organizadas pela Câmara Municipal, em colaboração com as juntas de freguesia e o movimento associativo.
O grande destaque vai para o concerto de Diogo Piçarra, a partir das 22h00, na noite desta quinta-feira, 24, na zona do Parque Central de Vila Nova de Santo André, seguindo-se um espetáculo de fogo de artifício, às 24h00, e a atuação do DJ Mikas.
O programa inclui ainda, no dia 25 de abril, a cerimónia do hastear da bandeira (10h00) nos Paços do Concelho e uma sessão solene da Assembleia Municipal (11h00), no Auditório Municipal António Chaínho.

Sines
O castelo de Sines vai ser “palco” das comemorações do 25 de Aril no concelho, recebendo na noite desta quinta-feira, 24, a partir das 22h30, um espetáculo de Nininho Vaz Maia. À meia-noite haverá fogo de artifício, seguindo-se a atuação da dupla Karetus.
O programa organizada pela Câmara Municipal inclui ainda, no dia 25 de abril, um passeio de bicicleta entre Sines e Porto Covo (9h00), um torneio de natação (9h30), a cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho (10h00) e uma sessão solene da Assembleia Municipal no Centro de Artes (11h00).
Ao final da tarde, pelas 18h00, o castelo de Sines acolhe um concerto da Orquestra Locomotiva – Sinfónica da Escola das Artes do Alentejo Litoral, que irá celebrar o 17º aniversário da instituição e juntará em palco músicos e professores dos cinco núcleos da escola. São “convidadas” do concerto as solistas Maria Sá Silva (harpista) e Mariana Martins (guitarra portuguesa), para homenagear o “mestre” Carlos Paredes pelo seu centenário.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - sexta, 13/02/2026
Festival de Música
Al-Mutamid realiza-se
em Santiago do Cacém
O concelho de Santiago do Cacém recebe, a partir deste sábado, 14, o Festival de Música Al-Mutamid, com músicas e danças provenientes do Médio Oriente, do Magrebe e do Mediterrâneo Oriental.
07h00 - sexta, 13/02/2026
Câmara de Sines pede “intervenção
urgente” da IP na EN 120-1
A Câmara de Sines solicitou formalmente à empresa Infraestruturas de Portugal (IP) uma "intervenção urgente" na Estrada Nacional (EN) 120-1, devido ao “avançado estado de degradação” desta via.
07h00 - sexta, 13/02/2026
Dias de folia e
muita animação
na cidade de Sines
Desfiles, bailes e o “enterro do Entrudo” são alguns dos destaques do Carnaval de Sines, que se vai realizar a partir desta sexta-feira, 13, e que este ano celebra o seu centenário.
11h00 - quinta, 12/02/2026
Festival de teatro EnCena
arranca no concelho
de Santiago do Cacém
A edição de 2026 do festival de teatro EmCena arranca nesta quinta-feira, 12, no concelho de Santiago do Cacém, iniciativa da AJAGATO – Associação Juvenil Amigos do GATO (Grupo de Teatro de Santo André) que tem como mote a “inquietação” e contará com 27 espetáculos, apresentados por nove companhias ao longo de nove meses.
07h00 - quinta, 12/02/2026
Marcha lenta em
Melides para pedir
obras na estrada
Moradores da aldeia de Melides, no concelho de Grândola, promovem uma marcha lenta nesta quinta-feira, 12, para exigir a requalificação da Estrada Nacional 261 (EN261), cujo piso tem vindo a degradar-se devido ao mau tempo.

Proxima Edicaox
MAIS VISTAS