07h00 - terça, 20/05/2025

Novas incubadoras de empresas
em Odemira e São Teotónio

Novas incubadoras de empresas em Odemira e São Teotónio

A Câmara de Odemira vai avançar com a criação de dois novos espaços de incubação de empresas, um na sede de concelho e outro na vila de São Teotónio, num investimento superior a seis milhões de euros que visa diversificar a atividade económica local.
Em Odemira, a Câmara Municipal vai iniciar em breve a empreitada para a reabilitação do antigo colégio, no centro histórico da vila, onde será instalado o CEDI SW – Centro Empresarial Desenvolvimento e Incubação do SW, que representa um investimento de 3.665.146,49 euros (mais IVA).
"É um espaço que nós queremos que seja a primeira 'ferramenta' de materialização da cultura e da criatividade como um terceiro setor de produção de riqueza e de oportunidade de emprego no território", a par da agricultura e do turismo, explica ao "SW" o autarca Hélder Guerreiro.
Segundo o presidente da Câmara de Odemira, o CEDI SW "será um espaço para incubar empresas e projetos que tenham na criatividade a sua base, que pode ir desde processos como a programação informática até à criação artística propriamente dita".
A par deste novo equipamento, a autarquia odemirense vai também avançar com a construção da Incubadora de Empresas de São Teotónio, avaliada em 2.352.047 euros e que tem um financiamento comunitário de quase dois milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa operacional Alentejo 2030.
Segundo Hélder Guerreiro, o novo espaço terá capacidade para acolher até 16 empresas e as obras poderão arrancar ainda este ano.
"Esperamos que possa vir a ser um espaço para a incubação de empresas associadas a processos complementares à atividade agrícola, onde se trabalhe a inovação na área do frio, da irrigação ou da genética das plantas", revela o autarca, explicando que para o efeito já foi estabelecida uma parceria com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo, com sede em Beja.
O eleito odemirense acrescenta esperar que esta venha a ser um espaço onde se possam encontrar "soluções inovadoras para aquilo que é, na verdade, uma das bases económicas do território, que é a agricultura".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 17/06/2025
Hélder Guerreiro candidato
do PS à Câmara de Odemira
O atual presidente da Câmara de Odemira, o socialista Hélder Guerreiro, vai voltar a ser o candidato do PS a este município nas eleições Autárquicas agendadas para este ano.
07h00 - terça, 17/06/2025
Crianças de Odemira
visitaram Centro de
Investigação
Um grupo de 150 crianças dos terceiro e quarto anos do Agrupamento de Escolas de Odemira visitaram, na passada semana, o Centro de Investigação para a Sustentabilidade (CIS), para "sensibilizar os mais novos para a importância da sustentabilidade ambiental e para o papel da agricultura na proteção do planeta".
07h00 - segunda, 16/06/2025
Odemira renova estratégia
para a área da Educação
Dar resposta aos "atuais desafios da sociedade", assim como atrair e vincular pessoas ao território, são duas das dimensões da nova fase da estratégia municipal da Câmara de Odemira para a área da Educação, apresentada publicamente no final de maio.
07h00 - sábado, 14/06/2025
Performance
artística em igreja
de Odemira
A artista francesa Louise Chardon vai estar, a partir deste sábado, 14, na Igreja da Misericórdia de Odemira, para apresentar a residência-performance "Gravidade".
07h00 - sexta, 13/06/2025
Conservatória de Odemira continua de portas fechadas
A Conservatória do Registo Predial de Odemira está de "portas fechadas" desde o passado mês de abril, situação que tanto o presidente da Câmara Municipal como uma organização de produtores agrícolas criticam, esperando que o Governo possa encontrar uma resolução.

Data: 13/06/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial