07h00 - quarta-feira, 05/11/2025

Festival de filmes
de turismo na
cidade de Sines

A cidade de Sines vai receber, a partir desta quarta-feira, 5 de novembro, o Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, evento internacional dedicado à arte cinematográfica de turismo e que inclui no programa a exibição de 75 filmes.
Dirigida por Carlos Sargedas, a 13ª edição do festival prolonga-se até sexta-feira, 7, e é uma organização do Arrábida Film Commission e da Alentejo-Ribatejo Film Commission, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Câmara de Sines.
“Esta iniciativa tem como objetivos apresentar à comunidade cinematográfica nacional e internacional os filmes vencedores” e “promover turisticamente o território de acolhimento do festival, dando-lhe visibilidade internacional e potenciando-o enquanto espaço de excelência para a produção cinematográfica, do ponto de vista cénico, paisagístico, histórico-cultural e patrimonial”, explica a organização em comunicado enviado ao “SW”.
Em simultâneo, acrescenta a mesma fonte, o festival pretende “promover e valorizar ambientes, cenários e paisagens para filmagens, bem como infraestruturas e recursos humanos especializados”.
Na edição de 2025, o Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival tem o Brasil como destino convidado, “potenciando a criação de laços entre as duas comunidades”.
Durante os três dias de festival, o Centro de Artes de Sines e o auditório do hotel Sines Sea View recebem a exibição de 75 filmes. A par disso, serão entregues os prémios aos filmes vencedores em 22 categorias distintas.
Estão a concurso 165 filmes de 35 países, dos quais 38 de Portugal, 32 de Espanha, 19 dos EUA, 13 da Alemanha e 10 da Polónia.
Os prémios serão atribuídos por um júri composto por 21 membros de 15 países, entre os quais o polaco Zbigniew Zmudzki, realizador premiado com um Óscar pelo filme de animação “Pedro e o Lobo”.
O júri do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival integra ainda o realizador Gavin Lee, diretor do Festival Cinema Infantil de Pequim (China), ou o canadiano Jonas Saúl, guionista de cinema e escritor.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - segunda, 17/11/2025
Maria Margarida
Gonçalves eleita
presidente da SR Colense
Maria Margarida Gonçalves é a nova presidente da Sociedade Recreativa Colense, de Colos, tornando-se a primeira mulher a liderar esta instituição do concelho de Odemira fundada a 15 de novembro de 1934.
07h00 - segunda, 17/11/2025
Obras da estrada
entre Alberge e Casebres
avançam este ano
A Câmara de Alcácer do Sal anunciou que prevê dar início, até final do ano, à empreitada de reparação da Estrada Municipal (EM) 1, que liga as localidades de Alberge e Casebres e representa um investimento de quase 623 mil euros.
07h00 - segunda, 17/11/2025
Dessalinizadora vai
ser construída em Sines
O Governo vai avançar com a construção de uma dessalinizadora em Sines, num investimento avaliado em cerca de 120 milhões de euros que deve arrancar em 2027 e estar concluído até 2031.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Seminário de
cinema documental
arranca em Odemira
A história política do Alentejo e o processo da reforma agrária são o mote da 25ª edição do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental, que arranca nesta sexta-feira, 14, e que se realiza pela terceira vez em Odemira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Ações de voluntariado em
restauro ecológico em Odemira
Entre novembro e dezembro a Mossy Earth convida todos os interessados em conservação da natureza e restauro de ecossistemas, a colaborar em dois dos projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto de grande escala “Mira Selvagem” (ou “Wilder Mira”), uma iniciativa que visa recuperar áreas degradadas e preservar a biodiversidade na bacia do Rio Mira.

Proxima Edicaox