15h06 - quinta, 26/03/2020

O maior desafio das nossas vidas!


Carlos Pinto
As últimas duas semanas foram tão avassaladoras quanto bizarras. De um dia para o outro as nossas rotinas foram totalmente viradas do avesso por um vírus que começou por estar no lado oposto do mundo mas que, pouco a pouco, se foi aproximando até se tornar num verdadeiro "garrote" à vida a que todos estávamos habituados. Palavras como "quarentena", "cordão sanitário", "isolamento profiláctico" ou "gel desinfectante" tornaram-se recorrentes no nosso léxico, ao mesmo tempo que hábitos como ir ao cinema, visitar um museu, estar na esplanada ou simplesmente ver um jogo de futebol (até do campeonato distrital ou do Inatel) ao vivo se evaporaram das nossas agendas.
Pois bem… este é o tempo da Covid-19! O tempo de um vírus que começou, alegadamente, no mercado de animais vivos de um longínqua cidade chinesa e que é hoje a maior ameaça à humanidade como a conhecemos até agora. Maior que todos os confrontos bélicos que subsistem um pouco por todo o globo. Por isso mesmo, este tempo constitui, em simultâneo, o maior desafio que – muito provavelmente – enfrentaremos ao longo das nossas vidas.
Desde logo um desafio enquanto cidadãos e parte integrante de uma comunidade. Um desafio que nos exige responsabilidade, respeito pelas regras e solidariedade para com o próximo (o que também passa pelo cumprimento das normas que têm vindo a ser impostas pelas autoridades de saúde e pelo Governo). Este é também o tempo em que temos de demonstrar que vivemos numa sociedade democraticamente madura, capaz de se manter em funcionamento apesar das necessárias restrições e que não falhará no apoio a nenhum dos seus cidadãos.
Mas este tempo é, ainda, um enorme desafio para o espírito empreendedor de cada, para a nossa capacidade de sacrifício e de inovação. Porque a seguir ao vírus (que acabará por desaparecer, seja com o passar do tempo ou com uma nova vacina) virá uma crise económica. Dura, severa e inimaginável há apenas 15 dias. E nessa altura teremos de estar todos preparados para tomar as medidas necessárias e agir com firmeza para evitar a derrocada de tudo o que foi construído – com muito esforço de todos – nestes últimos anos.
Em suma, e apesar de estarmos em plena Primavera, avizinham-se "dias de Inverno". Sombrios seguramente, mas também – cremos – de enorme esperança. O desafio é de todos. Saibamos estar à sua altura…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival da Justiça e Liberdade
para celebrar Abril em Odemira
Música, cultura local, exposições e debates, teatro, cinema, poesia, desporto e animação de rua são alguns dos destaques do programa Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade, que a Câmara de Odemira vai promover, entre os dias 13 e 28 de abril, para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Exposição em Grândola
mostra oposição
estudantil à ditadura
"Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)" é o título da exposição que está patente em Grândola (Setúbal), até 27 de abril, divulgou a câmara.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 25/03/2024
Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Dr.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial