14h52 - quinta, 04/06/2020

"Pezinhos" na areia!


Carlos Pinto
O último fim-de-semana foi de calor no Litoral Alentejano e o "SW" também meteu os "pezinhos na areia", falando com vários dos banhistas que não quiseram perder a oportunidade de experimentar as praias da região nestes dias de canícula [ver reportagem ao lado]. Tal como era esperado, foram muitos os que foram a banhos. Mas ao contrário do que bastantes temiam, quase todos cumpriram com rigor e preocupação aquelas que são as normas de distanciamento social sugeridas pela Direcção Geral da Saúde para este tipo de situações.
Estes primeiros dias de praia poderão ser, inclusive, uma antecipação do que todos iremos passar no Verão que se aproxima. Não é expectável que haja falta de gente nas praias de Portugal, mas todos deveremos notar uma mudança nos comportamentos dos banhistas (até porque, honra seja feita, os portugueses têm sido exemplares na resposta que tem sido dada a esta pandemia, seja no plano do Estado, seja ao nível do comportamento de cada um).
Ora esta nova "normalidade" não deixa de constituir um sinal positivo e de esperança para o turismo no Alentejo, nomeadamente para a costa alentejana. Sem grandes possibilidades de viajarem para o estrangeiro, muitos portugueses optarão por fazer férias "cá dentro". E, nesse momento, certamente que preferirão uma zona tranquila, sem grandes enchentes, com "espaço", boa gastronomia, arte em receber e um "histórico" quase incólume em matéria de infectados com Covid-19.
Todos estes argumentos jogam a favor do Alentejo Litoral: por ser uma região que se diferencia pela qualidade ambiental, por manter intacta a pureza das paisagens e pelo sossego que se sente mesmo em dias de enchente. Afinal de contas, é possível que o Verão de 2020 não seja tão negativo como muitos perspectivavam em meados de Abril.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 15/01/2021
"Saúde Mental era um tema
'escondido'", diz Telma Guerreiro
A deputada Telma Guerreiro, natural de São Teotónio e eleito pelo PS no círculo de Beja, acaba de ser designada coordenadora do Grupo de Trabalho para a Saúde Mental, criado no âmbito da Comissão Parlamentar de Saúde, cujos objectivos revela em entrevista ao "SW".
07h00 - sexta, 15/01/2021
Odemira sorteia vencedores
de campanha de Natal
Um total de 5000 euros em vales de compras vão ser sorteados nesta sexta-feira, 15, pela Câmara de Odemira, entre os consumidores que participaram na campanha "Natal é no Comércio Local" em 2020.
07h00 - sexta, 15/01/2021
CM Santiago cancela
Festival da Enguia
A Câmara de Santiago do Cacém anunciou esta quinta-feira, 14, o cancelamento do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André nas datas previstas, de 29 de Janeiro a 14 de Fevereiro, devido à situação de confinamento geral decretado pelo Governo.
07h00 - quinta, 14/01/2021
Pedro Mestre & Luís Baldão
na final de concurso na RTP
A dupla Luís Baldão & Pedro Mestre participa esta quinta-feira, 14, na final do concurso "Cantares ao Desafio", que decorre no programa "Praça da Alegria", da RTP e tem como "mentores" Augusto Canário e Cristiana Sá.
07h00 - quinta, 14/01/2021
Odemira volta a premiar
"espírito empreendedor"
"Estimular" e "reconhecer" as iniciativas empreendedoras e criativas voltam a ser os objectivos de mais uma edição do prémio "Espírito Empreendedor", promovido pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial