12h47 - quinta, 02/07/2020

O vírus (ainda) anda por aí!


Carlos Pinto
Num contexto altamente complicado e pleno de imprevistos perante uma ameaça completamente desconhecida como era (e é) a Covid-19, não há dúvidas que Portugal é um caso de sucesso. Por muito que alguns o tentem negar, é indiscutível que ao nível do Estado, das entidades locais e de cada um de nós enquanto cidadãos houve uma capacidade exemplar de tomar medidas preventivas antecipadamente, que colocaram a saúde da comunidade como a prioridade máxima (e única) e evitaram um desastre de dimensões inimagináveis.
As últimas semanas têm sido de regresso à normalidade – ao "novo normal", como muitos frisam –, mas é preciso que todos tenham bem presente que o vírus não se evaporou simplesmente e que ainda "anda por aí". Aliás, os casos registados em incidentes como os do parque de campismo da Galé (Grândola) ou da festa de Odiáxere (Vila do Bispo) devem servir de alerta para a necessidade de não baixarmos guardas. Ainda mais numa altura em que começam a chegar à região os primeiros turistas do Verão.
Num tempo de grandes dificuldades para as economias locais, o turismo será essencial para minimizar os impactos negativos da pandemia. Por isso mesmo, há que continuar a agir com zelo e respeito por todas as directrizes de higiene e segurança, para que o Alentejo Litoral continue a ser o destino preferencial dos milhares de turistas portugueses que quererão vir para a região e desfrutar de belas praias, boa gastronomia e um ambiente único. Tudo em segurança!

2. A gestora Catarina Filipe é a nova presidente da administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e tem pela frente um missão bem "espinhosa". Sendo uma instituição há muito deficitária em recursos (humanos e técnicos), espera-se que a nova equipa de gestão da ULSLA saiba encontrar as soluções para minimizar estes problemas, possibilitando que a população desta região (e também os seus visitantes) disponha finalmente de todos os cuidados de saúde que lhe são devidos.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 23/10/2020
Alcácer do Sal entrega
agenda a professores
A Câmara de Alcácer do Sal acaba de entregar agendas do professor para o novo ano lectivo a todo o pessoal docente e não docente dos estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas do concelho.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Porto de Sines movimenta mais
de metade de carga em Portugal
O Porto de Sines registou, em Agosto deste ano, uma quota maioritária absoluta de 50,3% do total da carga movimentada nos portos nacionais, um acréscimo de 2,3% relativamente ao período homólogo de 2019.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Sabores do javali para
provar em Grândola
A Câmara de Grândola promove nos próximos dois fins-de-semana mais uma edição da Semana Gastronómica do Javali, que conta com a participação de oito restaurantes do concelho.
07h00 - quinta, 22/10/2020
Paraciclista de
Ermidas-Sado vence
prova em Espanha
O atleta Flávio Pacheco, para-ciclista de Ermidas-Sado, venceu a prova internacional de paraciclismo "Extremadura European Cup", pontuável para o ranking mundial, que decorreu no passado fim-de-semana, dias 17 e 18, em Cáceres (Espanha).
07h00 - quinta, 22/10/2020
Festivais Sudoeste
e Músicas do Mundo
recebem prémio
Os festivais Meo Sudoeste e Músicas do Mundo de Sines (FMM) foram galardoados durante a quinta edição dos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), cuja cerimónia se realizou no domingo, 18, em formato online.

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial