11h55 - quinta, 30/07/2020

A "aritmética" do Terreiro do Paço


Carlos Pinto
O aviso de abertura de procedimento para a celebração de contratos de associação para o ano lectivo de 2020-2021, publicado pelo Ministério da Educação a 22 de Junho, previa, no caso concreto do Colégio de Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, a abertura de apenas duas turmas para o quinto ano do segundo ciclo (ao invés das três turmas habituais). Esta situação tem deixado bastante apreensivos os responsáveis pelo Colégio e levou mesmo os deputados do PS eleitos pelo distrito de Beja, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, a questionar o ministro da Educação sobre o sucedido [ver notícia na página 8 desta edição].
Abstendo-nos de comentar este caso em concreto, o mesmo não deixa de ilustrar aquela que continua a ser, demasiadas vezes, a "aritmética" praticada pelos técnicos (e políticos) que trabalham a partir do Terreiro do Paço, com uma visão exclusivamente numérica e estatística da realidade, descurando por completo aquele que é quadro concreto de cada região/ local e qual a aplicação prática das medidas/ decisões tomadas.
Sucede assim na Educação (seja neste tipo de casos, seja – por exemplo – na definição do número de auxiliares de acção educativa alocados a cada escola), mas também na Saúde, na Segurança Social, no Ambiente, na Agricultura ou na organização da Administração Pública. Os casos são mais que muitos, alguns dos quais ainda por resolver…
Ora tudo isto é, parece-nos, fruto da existência de uma "máquina" administrativa ao serviço do Estado que continua a ser bastante burocrática e, acima de tudo, centralista. Podemos andar de repartição em repartição, consultar determinada direcção geral ou abordar qualquer estrutura regional, mas a decisão será sempre tomada a partir de Lisboa. Tendo por base números pré-definidos e nunca a realidade... Qual então a solução para colocar termo a esta realidade? A resposta parece evidente: a Regionalização, criando localmente a capacidade de dar respostas e tomar decisões que vão de encontro aos interesses do Estado… mas sobretudo dos cidadãos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 27/11/2020
Factura electrónica
da água em Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal vai facultar aos seus munícipes a possibilidade de receberem, gratuitamente, a factura da água, saneamento e resíduos urbanos em formato digital.
07h00 - sexta, 27/11/2020
Concerto em Alcácer
em memória de Amália
Alcácer do Sal assinala nesta sexta-feira, 27, o centenário da fadista Amália Rodrigues com um concerto do Ensemble Vox Angelis, intitulado "Centenário de Amália Rodrigues: Uma História de Vida", agendado para as 20h00 no Auditório Municipal.
07h00 - sexta, 27/11/2020
Câmara de Odemira premiou
"espírito empreendedor"
"Esperamos que este prémio sirva de motivação para aquilo que é o vosso trabalho empreendedor" - Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara de Odemira, rematou desta forma a cerimónia de entrega da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor", atribuídos pela autarquia no âmbito do programa "Odemira Empreende".
07h00 - sexta, 27/11/2020
Milfontes vai ter nova extensão de Saúde
A ambição (antiga) de Vila Nova de Milfontes ter uma nova extensão de Saúde está cada vez mais próxima de ser realidade! Isto porque a Câmara de Odemira e a administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) assinaram esta semana um protocolo de colaboração visando a construção do equipamento.
07h00 - quinta, 26/11/2020
AFBeja adia jogos dos
próximos fins-de-semana
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) decidiu adiar os jogos dos vários campeonatos distritais que estavam agendados para as próximas duas semanas (28 e 29 de Novembro e 1, 5, 6 e 8 de Dezembro), devido às restrições impostas pelo actual Estado de Emergência.

Data: 27/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial