13h01 - quinta, 15/10/2020

Estaremos de regresso a Março?


Carlos Pinto
Os últimos dias têm sido marcados pelo crescimento alarmante dos números da Covid-19 em todo o mundo, confirmando o que muitos peritos desde cedo alertaram: haveria uma segunda vaga da pandemia no início do Outono! Em Portugal esta previsão confirmou-se, com a quantidade de casos diários registados na última semana a igualar (e até a superar) aqueles que foram identificados nos meses de Março e Abril, aqueles em que o país foi obrigado ao confinamento.
Posto isto, o Governo decidiu colocar o país em Estado de Calamidade, apertando muito as regras e restrições a que todos estamos impostos. Mas só isto será insuficiente se todos nós, enquanto cidadãos e membros de uma comunidade, não interiorizarmos que a prevenção e a diminuição do número de casos depende em grande medida das nossas acções e opções no dia-a-dia.
É nesse sentido indispensável que todos cumpramos escrupulosamente com as regras de higienização e distanciamento social. Que evitemos os ajuntamentos na via pública. Que utilizemos máscara sempre que nos desloquemos por uma via pública onde haja mais cidadãos em circulação. Acima de tudo, que não facilitemos nem baixemos a guarda, para evitar um crescimento avassalador do número de casos e, sobretudo, do número de doentes internados com Covid-19.
Caso contrário, poderemos estar de regresso àquelas semanas intermináveis de confinamento que vivemos entre Março e Maio… E nesse caso, os problemas que se seguirão serão muito mais graves. Porque não haverá nem economia nem Estado social que aguente tamanha crise!

2. António Ceia da Silva foi eleito presidente da CCDR do Alentejo, sucedendo no cargo a Roberto Grilo, seu adversário nas eleições de 13 de Outubro [ver página 10]. Seguem-se cinco anos de mandato e um gigantesco desafio: concretizar todas as ambições (algumas há muito adiadas) do Alentejo. Que seja bem sucedido!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial