16h35 - quinta, 06/05/2021

Um problema muito sério


Carlos Pinto
Recuando no tempo cerca de uma década, quando o projeto do Alqueva estava a consolidar-se, começaram a surgir nos terrenos beneficiados pela água do "grande lago" alentejano extensas plantações de olival. Na altura, a produção de azeite em Portugal ainda era deficitária face às necessidades do país e esta era uma cultura considerada prioritária por todos, apelidada mesmo de "ouro alentejano".
Foi assim que em hectares outrora de cereais começaram a ser plantadas oliveiras em regime intensivo e super-intensivo, fruto de avultados investimentos realizados, sobretudo, por empresários espanhóis. Mas para que a azeitona fosse colhida era preciso muita mão-de-obra… muita mesmo!
Aos poucos, e à falta de trabalhadores portugueses, começaram a surgir em Serpa, em Baleizão, em Cabeça Gorda ou em Ferreira do Alentejo vastas comunidades de migrantes, que chegavam a Portugal na época das colheitas, a partir de Setembro/Outubro. Provinham, acima de tudo, dos países de leste, nomeadamente da Roménia e da Bulgária, e de início eram apenas umas dezenas durante alguns meses. Mas rapidamente passaram a vir às centenas, famílias inteiras com filhos incluídos, ficando nas aldeias e vilas da região durante todo o ano. Os problemas sociais foram inevitáveis…
Casas de três quartos a abarrotar de "inquilinos" e barracões agrícolas transformados em verdadeiras "casernas", crianças a vaguear pelas ruas sem ir à escola ou migrantes sem qualquer documentação e poucos recursos económicos passaram a ser cenários habituais e motivo de muitas notícias.
Aos poucos, as autoridades policiais (e não só) entraram em "cena", identificando muitas destas situações e, em alguns casos, desmantelando verdadeiras redes "mafiosas", que eram as principais responsáveis pela chegada desses trabalhadores a Portugal e faziam de intermediárias junto das explorações agrícolas.
Avançando no tempo, e chegando ao momento atual que se vive no concelho de Odemira, parece que este "filme" se está a repetir, só mudando a proveniência dos trabalhadores.
Neste caso, e dada a experiência do país em momentos anteriores, a responsabilidade só pode ser assacada a duas partes. Desde logo, ao Estado – e ao Governo –, que foi fechando os olhos a esta situação, sem acautelar aquilo que era necessário. E as empresas também não saem nada bem na fotografia, pois muitas delas sabem bem como chegam estas pessoas a Portugal e em que condições vivem fora das suas estufas, sem que isso constitua uma preocupação sua.
Agora a "bomba" rebentou, restando a todos correr atrás do prejuízo… Esperemos que ainda seja a tempo de se encontrar uma solução com "conta, peso e medida".



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".
07h00 - terça, 16/04/2024
Sines recorda
José Afonso neste
mês de abril
O Centro de Artes de Sines vai recordar, neste mês de abril, Zeca Afonso com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial