16h44 - quinta, 15/09/2022

Distinguir o mérito!


Carlos Pinto
A apologia da memória e o reconhecimento do mérito alheio é um exercício que todos devíamos fazer, mas nem sempre isso sucede por razões várias. Aliás, é bastante comum deixarmos passar a oportunidade de prestar homenagem no momento certo àqueles que deram o seu melhor em prol de uma causa ou, simplesmente, de agradecer publicamente o trabalho que certas pessoas empreenderam num determinado período ou ao longo de uma vida em nome do bem comum ou da(s) comunidade(s). Os exemplos em que tal sucedeu são mais que muitos um pouco por todo o país…
Não foi o caso, felizmente, de Odemira, que no passado dia 8 de setembro, por ocasião das comemorações do Dia do Município, viu a Câmara e a Assembleia Municipal distinguir três personalidades que, por razões distintas, deram (e continuam a dar) um contributo precioso para a afirmação e para o prestígio do concelho: José Alberto Guerreiro, António Martins Quaresma e Mariana Martins.
José Alberto Guerreiro liderou durante uma dúzia de anos os destinos do município (depois de outros tantos anos como vereador), ficando indissociavelmente ligado ao projeto transformador que foi o Polis Litoral Sudoeste e à afirmação de Odemira como destino turístico de excelência.
Já António Martins Quaresma é, porventura, o maior conhecedor da história social, económica e patrimonial do concelho, desenvolvendo há anos um trabalho "hercúleo" de investigação e redação que, seguramente, é fundamental para o futuro da região.
Por fim, mas não menos importante, surge Mariana Martins, que além de ter sido a primeira mulher em todo o mundo a licenciar-se em guitarra portuguesa (um meio, sabe-se, quase exclusivo dos homens), é igualmente um exemplo de como se pode fazer a diferença mesmo vivendo fora dos grandes centros urbanos.
As homenagens municipais de que os três foram alvo são, por tudo isto e muito mais, um gesto da mais inteira justiça e amplamente merecido por parte de todos. Parabéns!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival da Justiça e Liberdade
para celebrar Abril em Odemira
Música, cultura local, exposições e debates, teatro, cinema, poesia, desporto e animação de rua são alguns dos destaques do programa Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade, que a Câmara de Odemira vai promover, entre os dias 13 e 28 de abril, para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Exposição em Grândola
mostra oposição
estudantil à ditadura
"Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)" é o título da exposição que está patente em Grândola (Setúbal), até 27 de abril, divulgou a câmara.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 25/03/2024
Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Dr.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial