15h31 - quinta, 29/09/2022

Desporto como "arma" para a revolução


Carlos Pinto
Esta semana, antes de um jogo particular contra o Senegal, os jogadores da seleção nacional de futebol do Irão manifestaram-se contra a repressão das mulheres no seu país, especialmente após a morte de Mahsa Amini, uma mulher de 22 anos que morreu num hospital após ser detida pela chamada "polícia moral", por ter quebrado o código de vestuário islâmico.
(Mais) um caso de ortodoxia e radicalismo que levou os jogadores a usarem casacos negros na entrada em campo e no habitual momento da escuta dos hinos nacionais, alegadamente para cobrirem os símbolos do Irão. O atleta Zobeir Niknafs, do Esteghlal, de Teerão, foi ainda mais além e rapou mesmo o cabelo em solidariedade com os protestos e com as mulheres que, elas próprias, estavam a rapar o cabelo.
Naquele momento, o jogo deixou de ser um jogo e esta atitude dos jogadores iranianos está a ser vista como um gesto contra a violência de género… e não só! Trata-se sim de um gesto enorme e muito mais que simbólico, pois estamos a falar do Irão. Um gesto que demonstra como o desporto pode ser também uma "arma" poderosa para a revolução de mentalidades e costumes que ainda é necessária fazer em alguns pontos do mundo.
Tem sido assim ao longo dos tempos e continua a sê-lo. Porque os desportistas, mais que atletas de excelência, são referências sociais capazes de mover "mundos" e mudar o que falta alterar, do racismo à misoginia. Os exemplos ao longo da história são mais que muitos, de Mohammed Ali e Jessie Owens a Magic Jonhson ou Diego Armando Maradona.
A seleção do Irão deu assim o seu contributo para um futuro diferente no seu país. Resta esperar para ver se a revolução está a chegar…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial