13h01 - quinta, 04/04/2024

Justiça lenta!


Carlos Pinto
O Ministério Público (MP) junto do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) já recebeu o pedido de António Costa para ser ouvido o mais brevemente possível no processo Operação Influencer, relacionado com o data center da empresa Start Campus em Sines e que ditou a queda do Governo.
A confirmação surgiu pela Procuradoria-Geral da República (PGR), depois de terça-feira, 2 de abril, o agora ex-primeiro-ministro António Costa ter anunciado que tinha dado instruções ao seu advogado para apresentar um requerimento que lhe permita ser ouvido "com a maior celeridade" pela justiça para "esclarecer qualquer dúvida" ou suspeita.
"Constituí advogado e dei instruções ao advogado para hoje mesmo apresentar um requerimento junto do senhor coordenador do MP no STJ para que, com a maior celeridade possível possam proceder à minha audição para se esclarecer qualquer dúvida que tenham sobre a suspeita que tenham porque não há nada pior que haver uma suspeita e ela não ser esclarecida", disse António Costa à saída da tomada de posse do Governo de Luís Montenegro.
Recorde-se que a Operação Influencer remonta ao início de novembro de 2023, ou seja, há praticamente cinco meses. Desde então tivemos um primeiro-ministro a demitir-se, eleições legislativas antecipadas convocadas após dissolução da Assembleia da República, uma longa campanha eleitoral, eleições que ditaram um Parlamento "partido" em três blocos e a tomada de posse de um novo governo… minoritário!
Entretanto, tudo isto foi acontecendo sem que as suspeitas levantadas pela PGR relativamente ao então primeiro-ministro António Costa tivessem qualquer tipo de esclarecimento por parte da justiça, que se quer cega mas não lenta. É difícil de perceber…

2. Lentidão foi algo que o novo Governo não teve na mudança da imagem institucional do mesmo, com o regresso imediato do escudo e da esfera armilar. É uma opção que se aceita perfeitamente, mas causa estranheza que seja motivo para tanto regozijo cibernético. Seria o anterior logotipo um dos maiores problemas do país?



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 29/04/2024
Odemirense perde
e vai descer à
2ª divisão distrital
O Odemirense perdeu neste domingo, 28, na visita ao Aldenovense (3-2), em partida da 21ª (e penúltima) jornada da 1ª divisão de Beja, carimbando assim a despromoção ao segundo escalão distrital.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".
07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial