16h01 - quinta, 21/11/2024

A força da Democracia!


Carlos Pinto
A 11 de Novembro de 1947, Winston Churchill, então primeiro-ministro inglês, foi à Câmara dos Comuns enunciar uma frase que ficou para a eternidade: "A Democracia é a pior forma de governo, à excepção de todas as outras que têm sido experimentadas de tempos em tempos". Porque ao contrário de outros sistemas políticos, a Democracia não estabelece divisões entre classes, raças e credos. Ao contrário das ditaduras, a Democracia dá voz (e poder de voto) a todos. E no final ganha sempre o mais votado.
Em Portugal a Democracia chegou há 50 anos, assinalados ao longo de 2024. E viver em democracia e respeitar os deveres democráticos é um direito adquirido do qual não podemos abdicar, sobretudo à luz dos acontecimentos a que vamos assistindo noutros pontos do globo.
Ainda assim, existe entre a sociedade um relativo "adormecimento" relativamente à sua participação democrática. Seja por falta de motivação, por resignação ou insatisfação, grande parte de nós limita-se, hoje, a praticar a Democracia apenas quando é chamada às urnas, seja para escolher os autarcas, os deputados ou o Presidente da República. Apenas e só!
Ora os tempos de hoje exigem outro nível de participação. É claro que nem todos têm de ser candidatos a qualquer cargo ou fazer parte de uma qualquer lista. Mas é preciso estar atento, opinar, divergir, propor. Acima de tudo, é preciso participar!
E se a Democracia é tão mais forte quanto mais participada, há que elogiar todas as iniciativas que incentivam esta atitude mais próativa. É o caso do "Orçamento Participativo" em Odemira, criado em 2011 e que tem por objetivo "potenciar a participação dos cidadãos através de fatores positivos e construtivos", sendo que desde a sua implementação "cerca de um terço da população do concelho de Odemira já participou neste processo" e os seus projetos "são uma realidade por todo o concelho".
Dentro das suas possibilidades, esta iniciativa cumpre o papel de dar a voz ao povo, ouvir as suas propostas e corresponder às suas necessidades. Assim se contribui para uma Democracia mais participada. Assim se constrói uma sociedade melhor.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

14h06 - sexta, 10/01/2025
Desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago avança
A desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira, está prevista na proposta conjunta para a reversão das freguesias agregadas em 2013 aprovada, na quarta-feira, 8, no Parlamento.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Associação GUARDIÃO fez 14
salvamentos nas praias de Odemira
Os elementos da GUARDIÃO – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira realizaram um total de 14 salvamentos, sem que tenha havido vítimas mortais, nas oito zonas balneares do município que vigiaram no verão de 2024.
07h00 - sexta, 10/01/2025
ULSLA recebeu
oito novos médicos
internos
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) conta, desde a semana pas-sada, com oito novos médicos internos, que vão continuar a sua formação geral e/ou es-pecialista na instituição ao longo deste ano.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Operadora Meo
tem nova loja na
vila de Odemira
A empresa de comunicações Meo conta, desde o passado mês de dezembro, com um anova loja em Odemira, que apresenta "um novo conceito de proximidade, sem barreiras físicas entre os clientes e os profissionais de atendimento".
07h00 - quinta, 09/01/2025
Ministério Público instaura inquérito ao acidente dos Bombeiros de Odemira
O Ministério Público (MP) já instaurou um inquérito ao acidente que envolveu uma viatura dos bombeiros de Odemira e causou a morte a um dos elementos daquela corporação, indicou nesta quarta-feira, 8, a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial