16h15 - quinta, 06/03/2025

Os políticos que queremos... e os que temos!


Carlos Pinto
Numa conferência sobre o estatuto dos titulares de cargos políticos, realizada na passada semana, o presidente da Assembleia da República alertou para o risco de Portugal ficar, a curto/médio-prazo, apenas com políticos "sem interesse nenhum", sugerindo, em oposição, "uma mudança de regras e mentalidades".
Segundo José Pedro Aguiar-Branco, a política portuguesa "precisa de mobilizar os académicos mais capazes, os profissionais mais qualificados" e "os representantes mais adequados para os diferentes interesses que existem na sociedade".
"Escolho a palavra interesses propositadamente. Os deputados devem mesmo defender interesses: os das suas terras e regiões, os de uma classe profissional, comunidade ou setor, os interesses dos agricultores ou dos professores. É o conjunto dos interesses que constitui o interesse nacional", sustentou.
Aguiar-Branco frisou ainda que quando se está, "por demagogia, inveja ou maledicência, demasiado preocupados com os interesses dos políticos, corremos o risco de só ficar com políticos sem interesse algum".
Depois de tudo o que temos visto acontecer nos últimos dias nas bancadas da Assembleia da República, estes alertas de Aguiar-Branco são bastante pertinentes. Porque a sucessão de episódios que vão passando pelo Parlamento, com deputados (por sinal, bem identificados com um determinado partido) a manifestarem claros sinais de boçalidade e impreparação para o cargo, são a pior propaganda que se pode fazer à atividade política em Portugal.
Fazer política significa regular as relações de um Estado com outros estados, mas também cerimónia, cortesia, civilidade e urbanidade. É por isso que, mais uma vez, defendemos que esta atividade seja muito melhor remunerada e defendida de populismos bacocos, pacóvios e primários, para que se possam captar os melhores dos melhores. Caso contrário, teremos de nos contentar com eleitos que chegam aos Passos Perdidos como quem entra numa taberna ao final do dia…



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 24/04/2025
Oficina em Milfontes
para trabalhar
a criatividade
Trabalhar a "capacidade de criar" dos participantes, "com inspiração na primavera do Sudoeste Alentejano", é a proposta de uma iniciativa da Oficina na Escola, na Ribeira da Azenha, em Vila Nova de Milfontes, para este fim de semana, dias 25 a 27 de abril.
07h00 - quinta, 24/04/2025
Dois restaurantes
do Alentejo Litoral
no Guia Repsol
Dois restaurantes do Alentejo Litoral surgem entre os 194 espaços de restauração portugueses distinguidos na edição deste ano do Guia Repsol, cujos prémios foram entregues recentemente, numa cerimónia realizada em Santarém.
07h00 - quinta, 24/04/2025
Festejar a Liberdade
no Alentejo Litoral!
Música, teatro e artes performativas são alguns dos destaques na programação que os cinco municípios do Alentejo Litoral prepararam para celebrar o 51º aniversário da "manhã inteira e limpa".
07h00 - sábado, 19/04/2025
Evento solidário
em Santa Margarida
da Serra
A Associação Despert'Alfazema promove neste sábado, 19, um baile de Páscoa, de cariz solidário, em Santa Margarida da Serra, no concelho de Grândola.
07h00 - quinta, 17/04/2025
Agricultura no Perímetro
do Mira com menos restrições
O Governo levantou algumas restrições à agricultura devido ao aumento da cota da barragem de Santa Clara, no concelho de Odemira, mas o presidente da Câmara Municipal não esconde a sua preocupação, defendendo uma gestão sustentável deste recurso.

Data: 17/04/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial