15h12 - quinta, 03/04/2025

Democracia a funcionar!


Carlos Pinto
A crise (política) está de regresso a Portugal! Como era esperado, a Assembleia da República chumbou, a 11 de março, a moção de confiança apresentada pelo Governo, provocando a sua demissão e "empurrando" o país para novas eleições Legislativas, já agendadas para o dia 18 de maio.
Tudo porque PS, Chega, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e a deputada única do PAN, Inês Sousa Real, votaram contra a moção de confiança apresentada pelo Governo, que apenas mereceu o voto favorável de PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal.
Ora de acordo com a Constituição, a "não aprovação de uma moção de confiança" implica a "demissão do Governo" e, por isso, o executivo liderado por Luís Montenegro fica agora em gestão, limitado aos atos estritamente necessários ou inadiáveis à continuação da sua atividade.
Os motivos que levaram a este desfecho são mais que conhecidos, sendo claro que o ónus maior recai sobre o ainda primeiro-ministro Luís Montenegro, que foi sempre "empurrando com a barriga" esclarecimentos sobre a agora famosa Spinumviva e que, à última da hora, quis fazer um acordo "à porta fechada" com o PS para acabar com a crise política entretanto espoletada.
Posto tudo isto, há razões para crer que Montenegro não infringiu qualquer lei? É possível. Agiu a oposição com coerência? Parece-nos bem que sim. Seria tudo isto evitável? Claramente. Bastaria o primeiro-ministro ter aceitado prestar todos os esclarecimentos que deve dar, sem qualquer tipo de imposições e cumprindo o que determinam as leis da República. Assim não o quis, levando à queda do seu governo e arrastando o seu partido e o país para umas eleições desnecessárias neste momento.
Mas é assim que funciona a democracia e deve ser a democracia a resolver este problema! E a palavra final está agora nas mãos do povo. Cabe a todos nós decidir o que queremos para o futuro e quem queremos à frente do Governo. Resta que a campanha que se avizinha seja séria, esclarecedora e que não dê espaço às mensagens populistas e enviesadas daqueles que ganham novo ânimo nestes momentos, mesmo quando há poucas semanas se viam atarantados com roubos de malas e acusações de pedofilia.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 23/05/2025
Alterações à distribuição de
água de Santa Clara criticadas
A Associação de Agricultores e Proprietários do Perímetro de Rega do Mira (AAPPRM) critica o modelo de distribuição da água a partir de Santa Clara para este ano 2025, considerando que as alterações introduzidas são "uma forma encapotada e insidiosa de aumentar a área de estufas".
07h00 - sexta, 23/05/2025
Odemira recebe
Torneio Sudoeste
Andebol Cup
Os pavilhões de Odemira e de São Teotónio recebem neste fim de semana, dias 23 a 25, mais uma edição do torneio Sudoeste Andebol Cup, que terá a participação das seleções sub-14 regionais, femininas e masculinas, de Lisboa, Setúbal, Algarve e Baixo Alentejo.
07h00 - sexta, 23/05/2025
CM Alcácer do Sal
contra projeto da mina
da Lagoa Salgada
A Câmara de Alcácer do Sal deu parecer desfavorável em relação ao projeto da mina da Lagoa Salgada, no âmbito da consulta pública, que terminou no passado dia 30 de abril.
07h00 - quinta, 22/05/2025
FEI-TUR regressa a
Milfontes no mês de junho
Vila Nova de Milfontes vai voltar a acolher, de 12 a 15 de junho, mais uma edição da FEI-TUR – Feira de Turismo do SW, iniciativa que pretende "transformar" o litoral do concelho "num palco de celebração do turismo na natureza, da cultura e das tradições locais".
07h00 - quinta, 22/05/2025
Guia Michelin
distingue oito hotéis
do Alentejo
Oito unidades hoteleiras do Alentejo estão entre os 55 hotéis portugueses distinguidos com as Chaves Michelin, que reconhece os "alojamentos mais excecionais do mundo".

Data: 16/05/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial