07h00 - quarta-feira, 29/10/2025

Unidade Local
de Saúde recebe
distinção nacional

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) foi distinguida a nível nacional pela sua estratégia de gestão integrada da insuficiência cardíaca durante um evento organizado pelos laboratórios Bial.
O primeiro prémio HF Research Spotlight foi entregue à Unidade Local de Saúde a 18 de outubro, no âmbito da terceira edição do evento HF360, que este ano teve como tema “Rethinking Heart Failure Care in Portugal” e reuniu especialistas e equipas de todo o país dedicadas à melhoria contínua dos cuidados prestados às pessoas com insuficiência cardíaca.
O júri da iniciativa, constituído pelas maiores referências nacionais na área, acabou por premiar a ULSLA pelo trabalho “Cuidados Certos, no Momento Certo: Estratégias Integradas em Insuficiência Cardíaca no Litoral Alentejano”, de Sara Silva, médica interna de Medicina Interna na instituição.
“O trabalho refletiu a forma inovadora como a nossa instituição tem implementado ao longo dos anos a sua estratégia de abordagem integrada à pessoa com insuficiência cardíaca, adaptando-a ao contexto e aos recursos locais, com foco na coordenação de cuidados, proximidade e continuidade assistencial”, explica a ULSLA.
A instituição acrescenta que “este prémio é o reconhecimento do trabalho colaborativo e empenhado de diversas equipas envolvidas no percurso da pessoa com insuficiência cardíaca”.
“Mais do que um prémio, este é o reflexo do compromisso da ULSLA em fazer a diferença, colocando a pessoa no centro das decisões, promovendo a coordenação entre tipologias de cuidados e reforçando o papel das equipas multidisciplinares na gestão da doença crónica complexa”, conclui.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - sexta, 14/11/2025
Seminário de
cinema documental
arranca em Odemira
A história política do Alentejo e o processo da reforma agrária são o mote da 25ª edição do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental, que arranca nesta sexta-feira, 14, e que se realiza pela terceira vez em Odemira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Ações de voluntariado em
restauro ecológico em Odemira
Entre novembro e dezembro a Mossy Earth convida todos os interessados em conservação da natureza e restauro de ecossistemas, a colaborar em dois dos projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto de grande escala “Mira Selvagem” (ou “Wilder Mira”), uma iniciativa que visa recuperar áreas degradadas e preservar a biodiversidade na bacia do Rio Mira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
São Luís recebe Feira
de Empreendedorismo
Regenerativo
A cooperativa Regenerativa, de São Luís (Odemira), promove neste sábado, 15 de novembro, a Feira do Empreendedorismo Regenerativo, para dar a conhecer projetos e negócios de empreendedorismo regenerativo.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Autarca de
Alcácer do Sal
lidera a CIMAL
A autarca de Alcácer do Sal, a socialista Clarisse Campos, é a nova presidente do conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), sucedendo no cargo ao seu antecessor no município, o comunista Vítor Proença.
07h00 - quarta, 12/11/2025
Nova presidente da AM Odemira
quer “aproximar os cidadãos da política”
A socialista Rita Balbino Costa é a nova presidente da Assembleia Municipal de Odemira, sucedendo no cargo a Ana Aleixo.

Proxima Edicaox