07h00 - sexta, 22/03/2024

Medronho é
"rei" em festival
em Sabóia

Medronho é "rei" em festival em Sabóia

Concertos, conferências, degustação de cocktails ou visitas a destilarias e pomares são alguns dos atrativos do Festival do Medronho em Sabóia, no concelho de Odemira, que decorre neste sábado e domingo, dias 23 e 24 de março.
A iniciativa é promovida pela Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho, com o apoio da Câmara de Odemira e da Junta de Freguesia de Sabóia, tendo como grande objetivo promover esta produto endógeno do interior do concelho.
O festival terá início na manhã de sábado, 23, pelas 9h45, na Moagem de Sabóia, onde irão decorrer as conferências "O futuro das espirituosas e rotulagem", com João Vargas (da ANEBE – ), "O medronheiro: a seleção da planta e o melhoramento", com a professora Filomena Gomes, e "Diversidade genética do medronheiro em Portugal", com a professora Margarida Ribeiro.
O debate prossegue às 11h45, com a mesa-redonda "A importância do medronho para a economia local, a sustentabilidade ambiental e o turismo", enquanto ao final da tarde, pelas 17h30, terá lugar a apresentação do livro Cultura do Medronho.
Pelo meio, haverá festa no pavilhão da Junta de Freguesia de Sabóia, que a partir das 13h00 recebe um almoço-convívio, com oferta de porco no espeto à população, seguindo-se as atuações de Fil Costa (15h00) e Rafael Alves (18h30) e um baile com Tiago Rodrigues (22h00).
Para domingo, 24, está prevista para as 9h00 uma caminhada até à barragem de Santa Clara, em colaboração com a associação Rota Vicentina, seguindo-se visitas a um pomar de medronheiros de António Carriço (9h30) e à destilaria de Jorge Marques & Irmão (11h00).
A manhã vai terminar nesta destilaria, com a conferência "Projeto de Valorização das Destilarias de Medronho".
No pavilhão da Junta de Freguesia de Sabóia, pelas 13h00, será dinamizado um showcooking com utilização de medronho pela chef Francisca Dias, vencedora da primeira edição do concurso televisivo Hell's Kitchen Portugal, seguindo-se, às 15h00, uma demonstração com alambique tradicional.
O programa do Festival do Medronho termina com música, estando agendadas as atuações dos grupos Em Canto (15h30) e Araçá da Gema (17h30) e um baile com a dupla Emanuel & Tânia (20h00).
Ao longo dos dois dias de festival estão igualmente previstas exposições, animação de rua, degustação de cocktails e atividades infantis.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Incubadora de
empresas "abre
portas" em Sabóia
Depois de décadas a transformar cereais em farinha, a Moagem de Sabóia vai agora "albergar" novas iniciativas empresarias que se queiram instalar nesta localidade do interior do concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Semana da Reabilitação
Urbana em Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta sexta-feira, 17, a Semana da Reabilitação Urbana, dinamizada no âmbito do programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação Urbana, que agrupa um conjunto de incentivos à reabilitação do património edificado.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Presidente da CACO:
"Há falta de valorização
do trabalho artesanal"
Presidente da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira há um ano, Mariana Dias Coutinho faz ao "SW" um balanço do seu mandato e revela alguns dos projetos que a instituição tem em curso ou pretende lançar.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Projeto de
"arte participada"
em Azenha do Mar
A associação Terra Batida estreia nesta sexta-feira, 17, na localidade de Azenha do Mar (Odemira), o espetáculo "Vaga", um projeto de arte participada que concilia música, palavra e movimento e que conta com a colaboração da população.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial