07h00 - sexta, 19/04/2024

Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio

Agricultores de Campilhas e Alto Sado apostam no regadio

A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes. Em comunicado enviado ao "SW", a associação revela que os contratos para a elaboração dos projetos de execução do reforço de água à barragem de Campilhas e do bloco de rega do concelho são assinados nesta sexta-feira, 19, pelas 15h00, na sua sede.
Os dois projetos resultam de numa candidatura da ARBCAS ao PDR 2020, "representando um investimento de 836.700 euros, financiados a 95%, [e] inserindo-se na ação e dinâmica necessária para combate às alterações climáticas".
Segundo a associação, os projetos visam, "por um lado, aumentar a resiliência dos sistemas existentes com o reforço do abastecimento de água através de novas origens, neste caso através da ligação de Alqueva à albufeira de Campilhas".
Por outro lado, continua a ARBCAS, o investimento vai "melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes, passando sistemas de rega por gravidade, a céu aberto, para sistemas de rega em pressão, aumentando a eficiência e reduzindo as perdas de água em 2.000 hectares".
"Este será o arranque da mudança esperada, para evitar a desertificação, numa das regiões mais afetadas pela escassez de água, sendo essencial unir esforços e tomar medidas robustas a pensar no futuro", conclui o comunicado da ARBCAS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Incubadora de
empresas "abre
portas" em Sabóia
Depois de décadas a transformar cereais em farinha, a Moagem de Sabóia vai agora "albergar" novas iniciativas empresarias que se queiram instalar nesta localidade do interior do concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Semana da Reabilitação
Urbana em Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta sexta-feira, 17, a Semana da Reabilitação Urbana, dinamizada no âmbito do programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação Urbana, que agrupa um conjunto de incentivos à reabilitação do património edificado.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Presidente da CACO:
"Há falta de valorização
do trabalho artesanal"
Presidente da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira há um ano, Mariana Dias Coutinho faz ao "SW" um balanço do seu mandato e revela alguns dos projetos que a instituição tem em curso ou pretende lançar.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Projeto de
"arte participada"
em Azenha do Mar
A associação Terra Batida estreia nesta sexta-feira, 17, na localidade de Azenha do Mar (Odemira), o espetáculo "Vaga", um projeto de arte participada que concilia música, palavra e movimento e que conta com a colaboração da população.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial