15h00 - quinta, 09/03/2023

Parabéns ao(s) Odemirense(s)


Carlos Pinto
O movimento associativo é uma das mais belas expressões do que deve ser a vida em comunidade, promovendo a solidariedade, a partilha e o empenho de todos na construção das melhores soluções e respostas para a população na áreas social, educacional, desportiva cultural e recreativa.
Quase sempre este movimento é conduzido por homens e mulheres voluntários/as, que (salvo muito raras exceções) vestem a camisola da causa comum com honestidade e orgulho, abdicando de muito do seu tempo pessoal, familiar e/ou profissional, em prol de uma causa chamada associativismo.
É pois inegável que o movimento associativo – independentemente de algumas reformas que são necessárias fazer – será sempre parte fundamental da vida coletiva de bairros, aldeias, vilas ou cidades. Porque sem ele perder-se-á o sentimento de vivência comum, de "bairrismo" e vizinhança, de apego às raízes e às tradições.
Sem eles – os clubes ou associações –, limitar-nos-emos a ser uma comunidade sem identidade, muito mais pobre em vários sentidos (até no plano da economia, que parece ser o que mais importa a todos nos tempos que correm).
Por isso mesmo, estão de parabéns todos aqueles que, ao longo de um século, "arregaçaram as mangas" e deram o seu contributo para que o Sport Clube Odemirense seja hoje uma referência no desporto regional e, sobretudo, na vida das gentes de Odemira.
Foi nesta "casa" que centenas de jovens encontraram o abrigo que só uma bola e o espírito de camaradagem de uma equipa consegue proporcionar. E foi com este símbolo ao peito que muitos quebraram as "barreiras" que, por vezes, só o desporto permite tornar realidade.
Os 100 anos do Odemirense são, por tudo isto, um motivo de orgulho para todos os seus associados, atletas, técnicos e dirigentes (atuais e antigos). Parabéns a todos eles, pois este marco histórico merece ser festejado com a devida "pompa e circunstância". Mas que sirva também de motivação para os novos tempos que se aproximam. Com brio e honrando a camisola!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial