07h00 - sexta-feira, 09/01/2026

Novo parque eólico poderá
“nascer” no Alentejo Litoral

Um novo parque eólico pode vir a ser construído no Alentejo Litoral, para garantir o fornecimento de energia elétrica renovável necessária à produção e armazenamento de hidrogénio verde na unidade de produção da GALP em Sines.
O projeto do Parque Eólico das Cachenas, cuja fase de estudo prévio se encontra em consulta pública até quarta-feira, 14, é promovido pela GALP e abrange os territórios de Vila Nova de Milfontes (no concelho de Odemira), de Porto Covo e de Sines (Sines), e da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra (Santiago do Cacém).
De acordo com o estudo prévio, consultado pelo “SW”, o futuro Parque Eólico das Cachenas consiste numa unidade de produção para autoconsumo e tem como objetivo o fornecimento de energia elétrica renovável necessária à produção e armazenamento de hidrogénio verde na Unidade de Produção de Hidrogénio da GALP, denominado por projeto GalpH2Park, situado numa área adjacente à refinaria na Zona Industrial e Logística de Sines.
Com uma capacidade total instalada de cerca 129,2 megawatts (MW), o parque eólico apresentará uma produção anual estimada de 308 GWh/ano, “com importante contributo na produção de hidrogénio verde e sua incorporação em vários setores de atividade, constituindo um claro contributo à descarbonização da economia”, revela o estudo.
O projeto prevê a instalação de 19 aerogeradores, com uma potência unitária de 6,8 MW, correspondendo a uma potência total instalada de 129,2 MW. Cada aerogerador terá um diâmetro de rotor aproximado de 175 metros e uma altura entre 112 e 119 metros.
A energia gerada por estes equipamentos será evacuada através de uma subestação de Muito Alta Tensão (MAT)/Média Tensão (MT), com relação de transformação de 150/30kV, que será construída no local.
A construção do Parque Eólico das Cachenas terá uma duração de 20 meses, sendo que nesta fase se prevê a presença, em simultâneo, de até 188 trabalhadores no pico da empreitada.
O documento em consulta pública acrescenta que o parque tem um prazo de vida útil previsto de 35 anos.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - segunda, 25/05/2026
Bairro em Vila Nova
de Santo André vai
ser requalificado
O espaço público do Bairro da Atalaia, em Vila Nova de Santo André, vai ser requalificado, num investimento avaliado em cerca de três milhões de euros e já aprovado pela Câmara de Santiago do Cacém.
07h00 - segunda, 25/05/2026
ULSLA realiza
primeiras cirurgias
robóticas
A Unidade de Urologia da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), que gere o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, realizou, no passado dia 12 de maio, as primeiras cirurgias robóticas “com sucesso”.
07h00 - segunda, 25/05/2026
Porto de Sines
e ISEL “estreitam”
colaboração
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) assinaram um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de ações destinadas à partilha de recursos, conhecimento e experiências.
07h00 - segunda, 25/05/2026
Semana Gastronómica do Polvo
no concelho de Odemira
À lagareiro, em cataplana ou frito são algumas das opções que se pode degustar o polvo na semana gastronómica dedicada a este produto que a Câmara de Odemira promove a partir desta segunda-feira, 25.
07h00 - sábado, 23/05/2026
Sines recebe Feira
do Exercício, Saúde
e Bem-estar
A Câmara de Sines promove neste fim de semana, dias 23 e 24, a segunda edição da Feira Exercício, Saúde e Bem-Estar, que vai decorrer no Pavilhão Multiusos e é dedicada à promoção da atividade física e de hábitos de vida saudáveis.

Proxima Edicaox
MAIS VISTAS