07h00 - terça, 12/11/2019

Área do Perímetro de Rega
do Mira vai ser revista

Área do Perímetro de Rega do Mira vai ser revista

A ministra da Agricultura garantiu que a revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira, construído na década de 60 no concelho de Odemira e em parte do de Aljezur, é para avançar, mantendo-se, contudo, a área total de abrangência do aproveitamento nos 12 mil hectares.
Durante a sua intervenção no Encontro Regadio 2019, organizado pela FENAREG e pela Associação de Beneficiários do Mira na passada semana em Odemira, Maria do Céu Albuquerque afiançou que o Perímetro de Rega do Mira "deverá desafectar áreas de maior interesse e sensibilidade ambiental" no âmbito do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, "bem como aglomerados urbanos e rurais".
"No entanto, as áreas excluídas serão compensadas pela afectação de novas áreas ao Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, mantendo-se a área total do mesmo", acrescentou a ministra.
Na mesma ocasião, a governante disse que os grandes objectivos do novo Governo em matéria de regadio são "promover a requalificação e modernização dos perímetros de rega existentes, tornando-os mais eficientes", assim como "prosseguir com a implementação do Programa Nacional de Regadios e proceder à revisão do sistema de cálculo do tarifário da água para rega".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h51 - segunda, 11/11/2019
Odemirense vence
pela primeira vez
A formação do Odemirense garantiu neste domingo, 11, a primeira vitória da temporada de 2019-2020 no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - segunda, 11/11/2019
Banda de Odemira com
exposição na biblioteca
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, tem patente a exposição "Odemira-30 anos de música filarmónica", promovida pela banda filarmónica local, que em 2019 assinala o seu 30º aniversário.
07h00 - sexta, 08/11/2019
Cante, baldão e petiscos
nas aldeias de Odemira
Haverá cante ao baldão e "jantares" de chícharos, viola campaniça e cozido de couve, poesia popular e achigã frito com arroz de tomate: é juntando as tradições locais aos petiscos mais regionais que se dá "forma" à edição de 2019 do roteiro "Sonoridades & Sabores", que vai passar por seis aldeias do concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 08/11/2019
Vila de Odemira recebe
Encontro Inter-Plataformas
O cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta sexta-feira, 8 de Novembro, o Encontro Inter-plataformas do Alentejo Litoral e Península de Setúbal, subordinado ao tema "Pensar Intercultural: Gentes e Cenários".
07h00 - quinta, 07/11/2019
Ciclo de cinema
sobre Interculturalidade
em Odemira
No âmbito da iniciativa "Dias da Interculturalidade" será dinamizado, entre esta quinta-feira e domingo, 7 a 10, um ciclo de cinema documental dedicado à interculturalidade, com sessões em Odemira, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes.

Data: 01/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial