quinta-feira, 25/09/2025

Democracia vai sair à rua. Haja respeito!

Carlos Pinto
Na terça-feira, 30 de setembro, inicia-se oficialmente a campanha eleitoral para as Autárquicas de 2025, que culminará com as eleições de 12 de outubro, em que serão escolhidos os novos autarcas em todo o país para os próximos quatro anos.
Ao longo dos próximos dias, candidatos e apoiantes andarão na rua, de porta em porta, a apresentar as suas equipas, as suas propostas e os seus argumentos para terem mais um voto. Tudo muito normal, tudo muito natural e tudo muito democrático.
Mas os próximos dias serão também, inevitavelmente, de confrontação, de debate e de troca de ideias. Tudo muito normal, tudo muito natural e tudo muito democrático… se não se passar dos limites da civilidade, da urbanidade e da boa educação, o que demasiadas vezes não acontece.
Infelizmente, as campanhas eleitorais tornaram-se em épocas bastante acintosas, em que pessoas que convivem diariamente (algumas desde crianças) passam a olhar-se de forma diferente apenas porque estão em lados opostos nas “barricadas” políticas.
Esta é uma realidade que se acentuou ainda mais com o fenómeno das redes sociais, que acabaram por se tornar no principal “palco” do debate político, muitos vezes feito de troca de impropérios sob a capa do anonimato, sem olhar a meios para atingir o adversário apenas porque ele tem uma opção política diferente da nossa.
Cumpridos mais de 50 anos de vida em Democracia em Portugal, este não pode ser o caminho a seguir. A afirmação da cultura democrática numa sociedade faz-se pela aceitação do outro, pela sã troca de ideias e pelo respeito pelas opiniões que não nos são favoráveis.
Em política não pode valer tudo. Na política devemos debater e discutir ideias e ideais, propostas e projetos, nunca assentar a discussão em torno de questões pessoais ou de extremismos. É este o voto que deixamos na altura em que mais uma campanha eleitoral está prestes a sair à rua: que haja respeito entre adversários, assim como respeito pelos eleitores e pela Democracia.
Ao longo dos próximos dias, candidatos e apoiantes andarão na rua, de porta em porta, a apresentar as suas equipas, as suas propostas e os seus argumentos para terem mais um voto. Tudo muito normal, tudo muito natural e tudo muito democrático.
Mas os próximos dias serão também, inevitavelmente, de confrontação, de debate e de troca de ideias. Tudo muito normal, tudo muito natural e tudo muito democrático… se não se passar dos limites da civilidade, da urbanidade e da boa educação, o que demasiadas vezes não acontece.
Infelizmente, as campanhas eleitorais tornaram-se em épocas bastante acintosas, em que pessoas que convivem diariamente (algumas desde crianças) passam a olhar-se de forma diferente apenas porque estão em lados opostos nas “barricadas” políticas.
Esta é uma realidade que se acentuou ainda mais com o fenómeno das redes sociais, que acabaram por se tornar no principal “palco” do debate político, muitos vezes feito de troca de impropérios sob a capa do anonimato, sem olhar a meios para atingir o adversário apenas porque ele tem uma opção política diferente da nossa.
Cumpridos mais de 50 anos de vida em Democracia em Portugal, este não pode ser o caminho a seguir. A afirmação da cultura democrática numa sociedade faz-se pela aceitação do outro, pela sã troca de ideias e pelo respeito pelas opiniões que não nos são favoráveis.
Em política não pode valer tudo. Na política devemos debater e discutir ideias e ideais, propostas e projetos, nunca assentar a discussão em torno de questões pessoais ou de extremismos. É este o voto que deixamos na altura em que mais uma campanha eleitoral está prestes a sair à rua: que haja respeito entre adversários, assim como respeito pelos eleitores e pela Democracia.
COMENTÁRIOS
Não há comentários para este artigo
10h58 - sexta, 05/06/2026
Odemira cria bienal
Afirmar Odemira como “espaço de encontro entre arte, ciência, ambiente, educação e participação cidadã” é o objetivo da nova Bienal Arte e Ciência de Odemira, criada pela Câmara Municipal e que tem em 2026 o seu “ano zero”.
Odemira cria bienal
dedicada à arte,
ciência e comunidade
Afirmar Odemira como “espaço de encontro entre arte, ciência, ambiente, educação e participação cidadã” é o objetivo da nova Bienal Arte e Ciência de Odemira, criada pela Câmara Municipal e que tem em 2026 o seu “ano zero”.
07h00 - sexta, 05/06/2026
Grândola recebe Encontro
“Onde o vento cortou amarras” é o título da edição deste ano do Encontro da Canção de Protesto, que o Observatório da Canção de Protesto (OCP) promove neste fim de semana, dias 5 a 7 de junho.
Grândola recebe Encontro
da Canção de Protesto
“Onde o vento cortou amarras” é o título da edição deste ano do Encontro da Canção de Protesto, que o Observatório da Canção de Protesto (OCP) promove neste fim de semana, dias 5 a 7 de junho.
07h00 - sexta, 05/06/2026
Festival de Marchas
Quatro grupos de marchas populares do concelho de Odemira participam na edição deste ano do Festival de Marchas Populares que a Câmara Municipal promove, ao longo do mês de junho, em várias localidades do concelho.
Festival de Marchas
Populares anima
concelho de Odemira
Quatro grupos de marchas populares do concelho de Odemira participam na edição deste ano do Festival de Marchas Populares que a Câmara Municipal promove, ao longo do mês de junho, em várias localidades do concelho.
03h00 - sexta, 05/06/2026
Rota das Tabernas
A Câmara de Grândola promove, a partir deste sábado, 6 de junho, a 30ª edição da Rota das Tabernas, que visa valorizar “o património imaterial da região” e reforçar o papel das tabernas “como espaços de socialização, partilha e preservação das tradições”.
Rota das Tabernas
arranca no concelho
de Grândola
A Câmara de Grândola promove, a partir deste sábado, 6 de junho, a 30ª edição da Rota das Tabernas, que visa valorizar “o património imaterial da região” e reforçar o papel das tabernas “como espaços de socialização, partilha e preservação das tradições”.
07h00 - quarta, 03/06/2026
Festival leva música
Concertos de Luca Argel e Femme Falafel, atividades comunitárias e uma residência artística são alguns dos destaques da quarta edição do festival “Quintais Adentro”, que arranca nesta quarta-feira, 3, no concelho de Odemira.
Festival leva música
"Quintais Adentro" no
concelho de Odemira
Concertos de Luca Argel e Femme Falafel, atividades comunitárias e uma residência artística são alguns dos destaques da quarta edição do festival “Quintais Adentro”, que arranca nesta quarta-feira, 3, no concelho de Odemira.
MAIS VISTAS

