07h00 - segunda-feira, 18/05/2026
Alentejo Litoral mantém
Alentejo Litoral mantém
29 praias com Bandeira Azul
Ao longo dos cerca de 130 quilómetros de costa marítima do Alentejo Litoral, a Bandeira Azul vai voltar a estar hasteada, na época balnear de 2025, num total de 29 praias, as mesmas que no ano passado.
Símbolo “de qualidade e excelência” das áreas balneares, a Bandeira Azul é atribuída anualmente pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Em 2026, os concelhos de Odemira e de Grândola voltam a ser os que têm mais praias distinguidas, com um total de 11 cada.
No caso de Odemira, onde a época balnear vai decorrer entre 30 de maio e 30 de setembro, a Bandeira Azul voltará a estar hasteada nas praias costeiras de Malhão Norte, Malhão Sul, Farol, Furnas-Rio e Furnas-Mar (todas na freguesia de Vila Nova de Milfontes), Almograve Norte e Almograve Sul (Longueira/Almograve), Alteirinhos e Carvalhal (São Teotónio) e na praia fluvial da albufeira de Santa Clara (Santa Clara-a-Velha).
Sem Bandeira Azul fica a praia da Franquia, em Vila Nova de Milfontes, ao contrário da praia da Zambujeira do Mar, uma das mais procuradas no concelho de Odemira pelos veraneantes nacionais e pelos turistas estrangeiros, que recupera esta distinção.
Já em Grândola, continuam com Bandeira Azul em 2026 as praias de Tróia-Mar, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé, Atlântica, Comporta, Carvalhal, Pego, Galé-Fontaínhas, Aberta Nova e Melides, assim como a Marina de Tróia. A época balnear neste concelho também arranca a 30 de maio e termina a 30 de setembro.
Já em Sines, onde a época balnear vai decorrer entre 13 de junho e 19 de setembro, a Bandeira Azul vai continuar a estar hasteada nas praias de São Torpes, da Vieirinha-Vale de Figueiros, Grande de Porto Covo e da Ilha do Pessegueiro.
Finalmente, no concelho de Santiago do Cacém, a Bandeira Azul volta a estar presente nas praias da Costa de Santo André, da Fonte do Cortiço e de Monte Velho-Porto das Carretas. A época balnear neste município vai decorrer entre 13 de junho e 15 de setembro.
Neste ano de 2025, são 438 as praias portuguesas que vão ter Bandeira Azul, 45 das quais na região do Alentejo, anunciou a ABAAE no final de abril.
Símbolo “de qualidade e excelência” das áreas balneares, a Bandeira Azul é atribuída anualmente pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Em 2026, os concelhos de Odemira e de Grândola voltam a ser os que têm mais praias distinguidas, com um total de 11 cada.
No caso de Odemira, onde a época balnear vai decorrer entre 30 de maio e 30 de setembro, a Bandeira Azul voltará a estar hasteada nas praias costeiras de Malhão Norte, Malhão Sul, Farol, Furnas-Rio e Furnas-Mar (todas na freguesia de Vila Nova de Milfontes), Almograve Norte e Almograve Sul (Longueira/Almograve), Alteirinhos e Carvalhal (São Teotónio) e na praia fluvial da albufeira de Santa Clara (Santa Clara-a-Velha).
Sem Bandeira Azul fica a praia da Franquia, em Vila Nova de Milfontes, ao contrário da praia da Zambujeira do Mar, uma das mais procuradas no concelho de Odemira pelos veraneantes nacionais e pelos turistas estrangeiros, que recupera esta distinção.
Já em Grândola, continuam com Bandeira Azul em 2026 as praias de Tróia-Mar, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé, Atlântica, Comporta, Carvalhal, Pego, Galé-Fontaínhas, Aberta Nova e Melides, assim como a Marina de Tróia. A época balnear neste concelho também arranca a 30 de maio e termina a 30 de setembro.
Já em Sines, onde a época balnear vai decorrer entre 13 de junho e 19 de setembro, a Bandeira Azul vai continuar a estar hasteada nas praias de São Torpes, da Vieirinha-Vale de Figueiros, Grande de Porto Covo e da Ilha do Pessegueiro.
Finalmente, no concelho de Santiago do Cacém, a Bandeira Azul volta a estar presente nas praias da Costa de Santo André, da Fonte do Cortiço e de Monte Velho-Porto das Carretas. A época balnear neste município vai decorrer entre 13 de junho e 15 de setembro.
Neste ano de 2025, são 438 as praias portuguesas que vão ter Bandeira Azul, 45 das quais na região do Alentejo, anunciou a ABAAE no final de abril.
COMENTÁRIOS
Não há comentários para este artigo
07h00 - sexta, 12/06/2026
Evento “Santos na Vila”
O centro histórico de Sines recebe neste fim de semana, dias 12 e 13, a iniciativa “Santos na Vila”, inspirada na tradição dos mastros populares e nas vivências típicas da cidade.
Evento “Santos na Vila”
anima centro histórico de
Sines no fim de semana
O centro histórico de Sines recebe neste fim de semana, dias 12 e 13, a iniciativa “Santos na Vila”, inspirada na tradição dos mastros populares e nas vivências típicas da cidade.
07h00 - sexta, 12/06/2026
Rega no Mira com
O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM) vai ter um novo modelo de distribuição de água na campanha de 2026, depois das restrições registadas no ano anterior terem sido levantadas devido ao facto de a albufeira de Santa Clara estar praticamente cheia.
Rega no Mira com
novo modelo de
distribuição de água
O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM) vai ter um novo modelo de distribuição de água na campanha de 2026, depois das restrições registadas no ano anterior terem sido levantadas devido ao facto de a albufeira de Santa Clara estar praticamente cheia.
07h00 - sexta, 12/06/2026
Jovens “cientistas” de Odemira
Alunos do BIGEO/Clube Ciência Viva da Escola Secundária Dr.
Jovens “cientistas” de Odemira
com projetos premiados
Alunos do BIGEO/Clube Ciência Viva da Escola Secundária Dr.
07h00 - sexta, 12/06/2026
Santiago do Cacém prepara
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Santiago do Cacém aprovou, a 2 de junho, a revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
Santiago do Cacém prepara
novo Plano Municipal de Emergência
e Proteção Civil
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Santiago do Cacém aprovou, a 2 de junho, a revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
07h00 - quinta, 11/06/2026
Jovens cadetes
As jovens Mariana Guerreiro, Mariana Dimas e Luana Rosalino foram promovidas de cadetes a estagiárias nos Bombeiros Voluntários de Odemira.
Jovens cadetes
promovidas a estagiárias
nos Bombeiros de Odemira
As jovens Mariana Guerreiro, Mariana Dimas e Luana Rosalino foram promovidas de cadetes a estagiárias nos Bombeiros Voluntários de Odemira.
MAIS VISTAS

