07h00 - sexta, 18/01/2019

Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências

Autarca de Odemira esperava mais da transferência de competências

O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".
Na opinião de José Alberto Guerreiro, o processo de descentralização foi definido com recurso a "grupos de trabalho pouco ligados à realidade territorial", o que fez com que fosse tratado "de forma igual aquilo que é diferente". Por isso mesmo, o autarca odemirense defende que deveriam ter sido definidos três níveis de municípios: "os mais urbanos e de nível metropolitano, os de nível intermédio e os pequenos municípios".
"Talvez assim pudéssemos ter tido uma transferência de competências um pouco mais ajustada àquilo que é a realidade municipal", argumenta José Alberto Guerreiro, admitindo igualmente que as novas competências lhe "sabem a pouco", dado não se verificar uma transferência da decisão política.
"Parece-me que os municípios, em certos casos, têm razões para se queixar: esta é uma transferência [da prestação] de serviços, sobretudo, e pouco de competências políticas", remata.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
CM Odemira vai aceitar novas competências
Praias, jogos de fortuna ou azar, justiça, associações de bombeiros, habitação, estruturas de atendimento aos cidadãos, vias de comunicação, património imobiliário público sem utilização e estacionamento público: estas matérias vão passar para a responsabilidade da Câmara de Odemira, que vai aceitar a transferência de competências proposta pelo Governo para estas nove áreas.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local em debate em Odemira
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local cresce
no concelho de Odemira
A actividade turística é cada vez mais preponderante na economia local do concelho de Odemira e isso não se reflecte apenas no aumento de visitantes no território, mas também o número de unidades de alojamento tem crescido no concelho, com destaque para o Alojamento Local, que em cinco anos passou de cerca de 60 unidades para as actuais 520.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Música e teatro pelo
projecto "GiraMundo"
O projecto "Giramundo", dinamizado pela TAIPA, apresenta nas próximas duas sextas-feiras dois espectáculos, um de música e outro de teatro.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Sorteio da campanha
de Natal em Odemira
A Câmara de Odemira realiza nesta sexta-feira, 18 de Janeiro, o sorteio de prémios e vales de compras entre os consumidores que participaram na campanha "Natal é no Comércio Local".

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial