07h00 - segunda-feira, 25/05/2026
Bairro em Vila Nova
Bairro em Vila Nova
de Santo André vai
ser requalificado
O espaço público do Bairro da Atalaia, em Vila Nova de Santo André, vai ser requalificado, num investimento avaliado em cerca de três milhões de euros e já aprovado pela Câmara de Santiago do Cacém.
Segundo a autarquia, a empreitada tem como objetivo “qualificar a imagem geral do bairro, quer paisagística, quer funcionalmente, ao nível da acessibilidade, da mobilidade, dos estacionamentos, dos espaços verdes e do mobiliário urbano, de forma a melhorar a utilização e fruição do bairro”.
Nesse âmbito, acrescenta o município, “o projeto prevê melhorias significativas na mobilidade e na acessibilidade, através da requalificação das áreas de circulação pedonal, da reabilitação dos passeios existentes, da criação de acessos desnivelados às passadeiras e a da remoção de obstáculos”.
A empreitada contempla ainda “a reorganização do espaço público”, através da “redefinição das áreas pedonais, de circulação mista e viária, a repavimentação de áreas degradadas e de circulação e um reforço na robustez de algumas das tipologias de pavimento”.
O projeto inclui também “a reestruturação dos espaços verdes, com a reformulação da rede de rega e a redução dos custos de manutenção, mantendo a base da arborização existente, sempre que possível”.
A colocação de mobiliário e equipamentos urbanos, “de modo a melhorar a utilização e fruição do espaço”, é outra das intervenções previstas, assim como a resolução dos “problemas de drenagem pluvial e da rede de esgotos domésticos, com a uniformização das tampas das caixas”.
O projeto terá também “em consideração a necessidade de ordenar e criar bolsas de estacionamento para suprir necessidades efetivas e, em simultâneo, retirar os carros das zonas pedonais, garantindo o acesso a garagens e estacionamentos privativos devidamente licenciados para o efeito”.
Segundo a autarquia, a empreitada tem como objetivo “qualificar a imagem geral do bairro, quer paisagística, quer funcionalmente, ao nível da acessibilidade, da mobilidade, dos estacionamentos, dos espaços verdes e do mobiliário urbano, de forma a melhorar a utilização e fruição do bairro”.
Nesse âmbito, acrescenta o município, “o projeto prevê melhorias significativas na mobilidade e na acessibilidade, através da requalificação das áreas de circulação pedonal, da reabilitação dos passeios existentes, da criação de acessos desnivelados às passadeiras e a da remoção de obstáculos”.
A empreitada contempla ainda “a reorganização do espaço público”, através da “redefinição das áreas pedonais, de circulação mista e viária, a repavimentação de áreas degradadas e de circulação e um reforço na robustez de algumas das tipologias de pavimento”.
O projeto inclui também “a reestruturação dos espaços verdes, com a reformulação da rede de rega e a redução dos custos de manutenção, mantendo a base da arborização existente, sempre que possível”.
A colocação de mobiliário e equipamentos urbanos, “de modo a melhorar a utilização e fruição do espaço”, é outra das intervenções previstas, assim como a resolução dos “problemas de drenagem pluvial e da rede de esgotos domésticos, com a uniformização das tampas das caixas”.
O projeto terá também “em consideração a necessidade de ordenar e criar bolsas de estacionamento para suprir necessidades efetivas e, em simultâneo, retirar os carros das zonas pedonais, garantindo o acesso a garagens e estacionamentos privativos devidamente licenciados para o efeito”.
COMENTÁRIOS
Não há comentários para este artigo
07h00 - sexta, 12/06/2026
Evento “Santos na Vila”
O centro histórico de Sines recebe neste fim de semana, dias 12 e 13, a iniciativa “Santos na Vila”, inspirada na tradição dos mastros populares e nas vivências típicas da cidade.
Evento “Santos na Vila”
anima centro histórico de
Sines no fim de semana
O centro histórico de Sines recebe neste fim de semana, dias 12 e 13, a iniciativa “Santos na Vila”, inspirada na tradição dos mastros populares e nas vivências típicas da cidade.
07h00 - sexta, 12/06/2026
Rega no Mira com
O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM) vai ter um novo modelo de distribuição de água na campanha de 2026, depois das restrições registadas no ano anterior terem sido levantadas devido ao facto de a albufeira de Santa Clara estar praticamente cheia.
Rega no Mira com
novo modelo de
distribuição de água
O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM) vai ter um novo modelo de distribuição de água na campanha de 2026, depois das restrições registadas no ano anterior terem sido levantadas devido ao facto de a albufeira de Santa Clara estar praticamente cheia.
07h00 - sexta, 12/06/2026
Jovens “cientistas” de Odemira
Alunos do BIGEO/Clube Ciência Viva da Escola Secundária Dr.
Jovens “cientistas” de Odemira
com projetos premiados
Alunos do BIGEO/Clube Ciência Viva da Escola Secundária Dr.
07h00 - sexta, 12/06/2026
Santiago do Cacém prepara
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Santiago do Cacém aprovou, a 2 de junho, a revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
Santiago do Cacém prepara
novo Plano Municipal de Emergência
e Proteção Civil
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Santiago do Cacém aprovou, a 2 de junho, a revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
07h00 - quinta, 11/06/2026
Jovens cadetes
As jovens Mariana Guerreiro, Mariana Dimas e Luana Rosalino foram promovidas de cadetes a estagiárias nos Bombeiros Voluntários de Odemira.
Jovens cadetes
promovidas a estagiárias
nos Bombeiros de Odemira
As jovens Mariana Guerreiro, Mariana Dimas e Luana Rosalino foram promovidas de cadetes a estagiárias nos Bombeiros Voluntários de Odemira.
MAIS VISTAS

