A Arbutus Associação para a Promoção do Medronho, fundada há um ano e com sede em Odemira, é a nova responsável pela marca "Medronho SW", criada pela Câmara de Odemira.
O acordo de colaboração entre ambas as partes já foi aprovado em reunião de Câmara e visa a gestão, dinamização e promoção da marca.
"O Município de Odemira deu um passo em frente criando uma marca colectiva, que pretendemos que seja de toda a região e não apenas do território odemirense. Ora o Município gerir uma marca que era da região podia ser estranho. Por isso, desde início que tínhamos a ideia de protocolar a sua gestão com alguém dedicado em exclusivo a estas questões da produção de medronho", justifica o vereador Ricardo Cardoso.
De acordo com o eleito, a escolha da Arbutus acabou por ser "evidente", dado tratar-se de uma associação que "já mostrou ser capaz de levar a bom porto este seu caminho" e fazer com que a marca "cresça e possa ir além das fronteiras do território de Odemira".
O acordo entre a Câmara de Odemira e a Arbutus prevê igualmente a atribuição de um apoio financeiro da autarquia à associação, no valor de 22.500 euros.