07h00 - quinta, 07/02/2019

Vidas cruzadas no
palco em S. Teotónio

Vidas cruzadas no palco em S. Teotónio

A interculturalidade subiu ao palco em São Teotónio, juntando vidas e experiências tão diferentes de pessoas vindas de várias latitudes do Mundo. O resultado foi "Histórias Cruzadas", peça de teatro apresentada no final de Janeiro na sede da Sociedade Recreativa São Teotoniense, no âmbito do "Integrar pela Arte", uma das componentes do projecto "GiraMundo", promovido pela cooperativa TAIPA, de Odemira.
Em palco estiveram 14 "actores" de seis diferentes nacionalidades (Índia, Bangladesh, Brasil, Ucrânia, Turquia, Bulgária e Portugal), que ao apresentaram ao público o resultado de quatro intensos meses de trabalho no workshop de teatro coordenado por Mariana Parreira.
"Ao longo dos quatro meses de workshops [eles] foram partilhando um pouco das suas histórias e foram cruzando essas histórias num paralelo de vidas que, ainda que diferentes na sua essência e experiências, se encontraram num único palco para partilhar um pouco sobre si, sobre os seus países de origem e para passar a mensagem, através de músicas, imagens, canções, dança e poemas, de que 'a união faz a força'", explica ao "SW" Teresa Barradas, vice-presidente da TAIPA.
De acordo com esta responsável, a vertente "Integrar pela Arte" do "GiraMundo" consiste na promoção de workshops de várias formas de expressão artística, do teatro à dança, passando pela pintura ou pela música, dirigidos à comunidade "em que o tema comum seja a interculturalidade".
"No início de 2018 foram promovidos workshops de dança com o professor Volodymyr, que culminaram na participação no II Festival de Dança 'Terra Sem Fronteiras'. E no final de 2018 arrancaram os workshops de teatro, com a professora Mariana Parreira, que resultaram na peça de teatro 'Histórias Cruzadas'", recorda.
A peça foi apresentada ao público na noite de 26 de Janeiro e Teresa Barradas reconhece que o espectáculo despertou, desde logo, "muito a curiosidade das pessoas". "Ainda que Odemira seja um concelho muito rico em iniciativas culturais e grupos de teatro, não tinha ainda surgido nenhum grupo de teatro amador intercultural, o que foi bastante apelativo para a comunidade local e migrante. A adesão foi bastante positiva", frisa a vice-presidente da TAIPA, garantindo "que a assistência era composta por uma diversidade de nacionalidades, que é um dos objectivos do projecto 'GiraMundo'".
Teresa Barradas afiança que "Histórias Cruzadas" deverá voltar ao palco já no próximo mês de Março, com uma apresentação na vila de Odemira. "Isso vai aumentar a abrangência do público-alvo e disseminar a mensagem de tolerância e do respeito pelo outro", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 01/10/2020
António Camilo reeleito
nos Bombeiros de Odemira
António Camilo foi reeleito nesta quarta-feira, 30 de Setembro, em Assembleia Geral, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, cargo que vai continuar a desempenhar até 2022.
07h00 - quinta, 01/10/2020
"Berry Nice Day" apoia
instituições de Odemira
A empresa multinacional Driscoll's, que tem explorações agrícolas e uma unidade industrial no concelho de Odemira, promove a partir desta quinta-feira, 1, mais uma edição da iniciativa "Berry Nice Day", este ano em formato virtual devido à pandemia.
07h00 - quarta, 30/09/2020
Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial