07h00 - quinta, 07/02/2019

Vidas cruzadas no
palco em S. Teotónio

Vidas cruzadas no palco em S. Teotónio

A interculturalidade subiu ao palco em São Teotónio, juntando vidas e experiências tão diferentes de pessoas vindas de várias latitudes do Mundo. O resultado foi "Histórias Cruzadas", peça de teatro apresentada no final de Janeiro na sede da Sociedade Recreativa São Teotoniense, no âmbito do "Integrar pela Arte", uma das componentes do projecto "GiraMundo", promovido pela cooperativa TAIPA, de Odemira.
Em palco estiveram 14 "actores" de seis diferentes nacionalidades (Índia, Bangladesh, Brasil, Ucrânia, Turquia, Bulgária e Portugal), que ao apresentaram ao público o resultado de quatro intensos meses de trabalho no workshop de teatro coordenado por Mariana Parreira.
"Ao longo dos quatro meses de workshops [eles] foram partilhando um pouco das suas histórias e foram cruzando essas histórias num paralelo de vidas que, ainda que diferentes na sua essência e experiências, se encontraram num único palco para partilhar um pouco sobre si, sobre os seus países de origem e para passar a mensagem, através de músicas, imagens, canções, dança e poemas, de que 'a união faz a força'", explica ao "SW" Teresa Barradas, vice-presidente da TAIPA.
De acordo com esta responsável, a vertente "Integrar pela Arte" do "GiraMundo" consiste na promoção de workshops de várias formas de expressão artística, do teatro à dança, passando pela pintura ou pela música, dirigidos à comunidade "em que o tema comum seja a interculturalidade".
"No início de 2018 foram promovidos workshops de dança com o professor Volodymyr, que culminaram na participação no II Festival de Dança 'Terra Sem Fronteiras'. E no final de 2018 arrancaram os workshops de teatro, com a professora Mariana Parreira, que resultaram na peça de teatro 'Histórias Cruzadas'", recorda.
A peça foi apresentada ao público na noite de 26 de Janeiro e Teresa Barradas reconhece que o espectáculo despertou, desde logo, "muito a curiosidade das pessoas". "Ainda que Odemira seja um concelho muito rico em iniciativas culturais e grupos de teatro, não tinha ainda surgido nenhum grupo de teatro amador intercultural, o que foi bastante apelativo para a comunidade local e migrante. A adesão foi bastante positiva", frisa a vice-presidente da TAIPA, garantindo "que a assistência era composta por uma diversidade de nacionalidades, que é um dos objectivos do projecto 'GiraMundo'".
Teresa Barradas afiança que "Histórias Cruzadas" deverá voltar ao palco já no próximo mês de Março, com uma apresentação na vila de Odemira. "Isso vai aumentar a abrangência do público-alvo e disseminar a mensagem de tolerância e do respeito pelo outro", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 15/04/2021
Junta de São Teotónio defende
sustentabilidade da caça
A Junta de São Teotónio está a preparar um conjunto de medidas de apoio para permitir a sustentabilidade da atividade cinegética nesta freguesia do concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 14/04/2021
Dona do Zmar está insolvente,
mas unidade turística vai reabrir
A declaração de insolvência da empresa responsável pelo Zmar – Eco Camping Resort não coloca em risco de encerramento este complexo turístico em Odemira (Beja), que prevê reabrir "muito em breve", disse fonte do empreendimento.
07h00 - terça, 13/04/2021
AFBeja retoma
campeonatos distritais
no mês de maio
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) já tem preparada a retoma dos campeonatos distritais da 1ª e da 2ª divisão, assim como de sub-23 e de futsal, para concluir a época desportiva de 2020-2021.
07h00 - terça, 13/04/2021
Criminalidade aumentou no Litoral Alentejano em 2020
A criminalidade aumentou em 2020 no Alentejo Litoral, com mais uma centena de crimes participados face ao ano anterior.
07h00 - segunda, 12/04/2021
Associações da freguesia
de São Teotónio ganham
novas instalações
A Junta de São Teotónio, no concelho de Odemira, acaba de criar o Centro de Associações Locais de São Teotónio (CALST), que visa dar uma resposta às coletividades da freguesia que não dispõem de uma sede social ou de um local físico próprio.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial