07h00 - quarta, 24/07/2019

Falta de água preocupa
autarca de Santiago

Falta de água preocupa autarca de Santiago

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém está preocupado com as necessidades de água para o sector agrícola no concelho, lembrando que existem "mais de 3700 hectares não foram cultivados" devido à falta de água.
As preocupações de Álvaro Beijinha foram manifestadas no final da passada semana ao ministro do Ambiente e Transição Energética, João Matos Fernandes, que esteve em Alvalade a visitar obras da responsabilidade da Águas Públicas do Alentejo.
Na ocasião, o autarca sublinhou que as duas barragens no concelho, Campilhas e Fonte Cerne, "estão com quotas de 10%, sendo esse um problema muito complicado", nomeadamente para a agricultura.
Aludindo à empreitada, que arrancará em breve, para a criação de um emissário que vai tornar possível abastecer a barragem de Fonte Cerne através da de Morgavel, Beijinha revelou ter sido manifestada ao presidente da EDIA e da Águas de Santo André "a importância de se fazer uma ligação semelhante à barragem de Campilhas".
A pertinência desta ligação, justificou, prende-se igualmente com o facto de estar previsto para a região de Campilhas um grande projecto turístico, na ordem dos 200 milhões de euros, sendo que para o investidor a existência de uma quota na albufeira mais elevada teria todo o interesse.
"Estando esse investidor disponível para pagar mais pelo custo da água, fazendo uma perequação relativamente aos agricultores", vincou Álvaro Beijinha ao ministro.
Recorde-se que João Matos Fernandes visitou Alvalade no âmbito de um roteiro dedicado à água, que passou pelo concelho Santiago do Cacém e, ainda, pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira.
As intervenções visitadas nestes quatro municípios, previstas para esta região do Alentejo, totalizam um investimento de 29,2 milhões de euros no âmbito do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPIAA), a cargo da Águas Públicas do Alentejo, empresa detida pela Águas de Portugal e pela Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Incubadora de
empresas "abre
portas" em Sabóia
Depois de décadas a transformar cereais em farinha, a Moagem de Sabóia vai agora "albergar" novas iniciativas empresarias que se queiram instalar nesta localidade do interior do concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Semana da Reabilitação
Urbana em Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta sexta-feira, 17, a Semana da Reabilitação Urbana, dinamizada no âmbito do programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação Urbana, que agrupa um conjunto de incentivos à reabilitação do património edificado.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Presidente da CACO:
"Há falta de valorização
do trabalho artesanal"
Presidente da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira há um ano, Mariana Dias Coutinho faz ao "SW" um balanço do seu mandato e revela alguns dos projetos que a instituição tem em curso ou pretende lançar.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Projeto de
"arte participada"
em Azenha do Mar
A associação Terra Batida estreia nesta sexta-feira, 17, na localidade de Azenha do Mar (Odemira), o espetáculo "Vaga", um projeto de arte participada que concilia música, palavra e movimento e que conta com a colaboração da população.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial