O centenário da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau, protagonizada por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, vai ser assinalado no concelho de Odemira, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal, da Força Aérea Portuguesa e da Universidade do Porto.
A sessão oficial de abertura das comemorações está agendada para domingo, 7, às 15h30, no Museu do Ar, em Sintra. O programa vai depois prolongar-se até setembro, culminando no concelho de Odemira, de onde era natural o comandante Brito Paes e local de partida da viagem aérea em 1924.
Segundo a Câmara de Odemira, a sessão de abertura das comemorações inclui uma conferência de enquadramento histórico, por Lourenço Henriques-Mateus (da Direção Histórico-Cultural da Força Aérea) e a apresentação do livro De Portugal a Macau A Viagem do Pátria, de Sarmento de Beires, numa edição bilingue em Português e Mandarim.
A cerimónia integra ainda a inauguração da exposição itinerante "Portugal na aventura de voar. Centenário da Viagem aérea de Portugal a Macau (1924-2024)", seguindo-se uma visita guiada ao Museu do Ar e à Sala dos Pioneiros e, a fechar, a apresentação e degustação de uma edição especial de vinho branco Encosta das Fornalhas, que comemora o centenário da viagem e produzido pela Adega dos Nascedios, no concelho de Odemira.
Paralelamente, será oferecido um Postal Completo de Correios, alusivo ao Centenário da Viagem Aérea Portugal Macau, de iniciativa dos CTT Correios de Portugal.