07h00 - terça-feira, 14/10/2025

Acidente mortal
deixou “marcas” nos
Bombeiros de Odemira

O acidente que, a 1 de janeiro deste ano, vitimou o bombeiro Dinis Conceição e deixou feridos mais quatro membros da corporação deixou “marcas” nos Bombeiros de Odemi-ra, reconhece o presidente da Associação Humanitária (AHBVO).
“Aquilo superou tudo aquilo que pudéssemos pensar, de grave e de mal para os/as ope-racionais e para a instituição. Quando se trata de ajudar os outros é uma coisa, mas quando sai uma infelicidade daquelas sai ‘à casa’ é muito mais complicado”, diz Antó-nio Camilo ao “SW”.
Segundo o dirigente, a tragédia tem vindo a ser ultrapassada com o tempo e com muita entreajuda entre todos os elementos da corporação.
“Olho para esta gente e percebo a matéria excecional que temos aqui. É preciso uma for-ça de vontade muito grande, um crer e, apesar de tudo, uma grande força mental para, na entreajuda e no companheirismo, se poder ultrapassar uma coisa destas”, reforça.
Sobre a viatura envolvida no acidente – que é propriedade da ANEPC, substituiu uma outra antiga e acidentada, e era recente na frota dos Bombeiros de Odemira –, o presi-dente da AHBVO refere que esta se encontra à ordem e guarda do Ministério Público, no âmbito do processo/inquéritos em curso e em segredo de justiça, não tendo sido subs-tituída. “Ficámos com uma viatura a menos e Odemira continua exatamente com a mes-ma área florestal e mato, num território difícil e complexo”, alerta.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - quinta, 30/10/2025
Novo CLDS 5G
dinamizado no concelho
de Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém já tem a decorrer o novo Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G), que tem como meta “promover a inclusão social e o bem-estar sénior e dos agregados familiares em situação de vulnerabilidade”.
07h00 - quinta, 30/10/2025
Festival de Caminhadas
do Alentejo arranca
na aldeia mineira do Lousal
A edição deste ano do Alentejo Walking Festival — Caminhadas do Alentejo arranca nesta quinta-feira, 30, no Lousal (concelho de Grândola), com a realização de uma conferência sobre redes municipais de percursos pedestres.
07h00 - quinta, 30/10/2025
Projeto combate espécies
invasoras no Rio Mira
Ao longo dos últimos meses, a organização Mossy Earth tem vindo a organizar conversas abertas com pescadores do concelho de Odemira, criando um espaço de escuta e partilha sobre os impactos crescentes das espécies invasoras nos ecossistemas do Rio Mira.
07h00 - quarta, 29/10/2025
Assembleia de Odemira satisfeita
com reabertura da conservatória
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação pela reabertura da Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel na sede de concelho.
07h00 - quarta, 29/10/2025
Unidade Local
de Saúde recebe
distinção nacional
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) foi distinguida a nível nacional pela sua estratégia de gestão integrada da insuficiência cardíaca durante um evento organizado pelos laboratórios Bial.

Proxima Edicaox