07h00 - terça, 22/10/2019

"Praia quer andar
no pelotão da frente"

"Praia quer andar no pelotão da frente"

Fazer melhor que na última época é a grande ambição do Praia de Milfontes para 2019-2020, garante ao "SW" o técnico Fernando Candeias, que chegou a estar de saída mas que acabou por renovar, indo já vai na quinta temporada consecutiva a orientar a equipa.

De ano para ano o Praia de Milfontes tem sempre a ambição de fazer melhor que na época anterior. Em 2019-2020 a ambição é idêntica?
Claro, pois essa é a nossa forma de pensar: querer fazer sempre melhor que nas épocas anteriores. Na época anterior acabámos por vencer a Taça do Distrito [de Beja], embora no campeonato pudéssemos ter feito melhor. Mas vamos tentar este ano dar continuidade ao que fizemos, pois o plantel é praticamente o mesmo. E vamos tentar fazer ainda melhor que o ano passado.

Há alguma meta classificativa definida?
O campeonato este ano vai ser muito mais exigente, pelo menos é assim que pensamos. Não colocamos metas em termos de classificações, mas claro que queremos andar no pelotão da frente e ficar o mais acima possível. Mas nossa preocupação neste momento – e tem sido sempre assim – é no processo da nossa equipa. É esse foco e essa tentativa diária de melhorar que nos vai levar à melhor classificação possível. Sabemos que temos qualidade, muita gente jovem e muita gente experiente com grande disponibilidade, e vamos tentar andar lá em cima.

Tendo em conta o "processo" de que fala, que se pode esperar do Praia de Milfontes em 2019-2020? Uma equipa afirmativa, a jogar o jogo pelo jogo e sempre com o objectivo de ganhar?
Sim, pois é a isso que temos habituado as pessoas. É uma marca nossa, está no nosso ADN ser uma equipa positiva, uma equipa pró-activa, uma equipar a querer ser protagonista. É isso que vamos tentar continuar a ser, embora saibamos que nem sempre o vamos conseguir. Os adversários têm valor e querem o mesmo que nós, mas nós temos conseguido ao longo destes anos demonstrar essa capacidade. Acredito que este ano também vamos conseguir.

Em 2018-2019 venceram a Taça do Distrito de Beja. Uma conquista para repetir nesta época?
Em termos de campeonato, como já disse, queremos andar lá na frente. Não é uma obsessão, mas para nos dar mais motivação e para acreditarmos ainda mais no que estamos a fazer as vitórias são importantes. Já na Taça todas as equipas que participam sonham chegar à final. Nós não fugimos à regra, mas temos a consciência que são jogos pontuais, bastante espaçados no tempo, e para lá chegarmos temos que ter alguma sorte – que é sempre precisa para ganhar esta competição – mas também estarmos bem nesses momentos. Portanto, quando chegarem essas eliminatórias vamos estrar dedicados a isso, para tentar repetir o feito do ano passado, o que seria espectacular.

Tem no plantel, como sublinhou, alguma experiência mas, sobretudo, muita juventude. Agrada-lhe trabalhar com muitos jovens?
Claro que sim! São jovens que acompanhamos desde os benjamins, com mais de 10 anos de Praia de Milfontes, jovens que sabem o que é jogar neste clube e o que este representa. Foi feito um excelente trabalho na formação com estes atletas e com outros que vêm aí. E juntando a isso jogadores mais experientes também com uma forte ligação ao clube, temos um grupo bastante coeso e é um prazer enorme trabalhar com eles.

O Fernando Candeias esteve para deixar o comando técnico do Praia de Milfontes no final da última temporada, mas acaba por continuar. O que aconteceu?
Tem sido uma experiência gratificante estar no Praia de Milfontes. Vou na minha 12ª época como treinador e só não estive aqui dois anos. Tem sido um grande desafio, bastante exigente e que provoca algum desgaste, e às vezes é difícil conciliar com a nossa actividade profissional. Seria apenas essa e só a razão que me faria sair, pois tenho uma grande paixão pelo clube, identifico-me com todas as pessoas com quem tenho trabalhado e trabalho, tenho uma ligação muito próxima com os jogadores… Foram esses factores que me fizeram voltar atrás. E é com toda a determinação que vamos encarar esta época.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial