07h00 - sexta, 06/12/2019

Nadadores-salvadores criam
nova associação em Odemira

Nadadores-salvadores criam nova associação em Odemira

Prestar serviços de assistência a banhistas, em especial no salvamento e socorro nas zonas balneares do concelho: é esta a grande meta da recém-criada GUARDIÃO-Associação de Nadadores-Salvadores do Concelho de Odemira. A nova instituição foi fundada em Odemira no passado dia 8 de Novembro e surge de uma necessidade há muito sentida por quem trabalha no meio.
"Em tempos houve outro colegas que pensaram neste projecto, mas nunca ninguém avançou nem deu o passo em frente. E eu achei que já estava na altura! O concelho de Odemira merece uma associação com estes fins, devido ao aumento do turismo e aos terríveis acidentes que nos tem assolado fora da época balnear", explica ao "SW" o presidente da Guardião.
De acordo com Licínio Matos, o projecto da associação nasceu de uma "vontade" sua e foi impulsionada por uma conversa que manteve com o seu "grande amigo" António Mestre, presidente da associação RESGATE, com sede em Sines.
"Recebi logo o maior apoio para seguir em frente com este projecto! E desde essa conversa e apoio a associação ganhou vida. Falei com amigos e colegas nadadores-salvadores, todos do concelho de Odemira e praticamente todos oriundos da RESGATE, pois foi a associação que nos transformou naquilo que somos hoje e a quem muito devemos", lembra Licínio Matos.
De momento, continua o presidente, a GUARDIÃO já conta com 21 elementos associados, todos nadadores-salvadores do concelho ou residentes. Mas a ambição é alargar o número de sócios. "Iremos procurar aumentar este numero de todos aqueles que se queiram juntar a nós neste projecto, sendo que temos sócios efectivos, colaboradores e honorários. Todos podem participar e discutir assuntos nas assembleias [gerais], mas apenas os sócios efectivos têm direito a voto", explica o presidente.
Além da prestação de serviços de assistência a banhistas, a GUARDIÃO tem outras metas, principalmente nas áreas da Educação e dos comportamentos da população em geral nos meios aquáticos.
"Somos um país de mar, de navegantes e descobridores, mas infelizmente a grande maioria da população desconhece o perigos dos meios aquáticos e acha que o simples facto de saber nadar é tudo, que não existe perigo por se aproximar do mar. Mas estão errados por pensar assim e é isso que queremos mudar, para podermos reduzir os acidentes e dar tranquilidade a população que aqui reside e que nos visita diariamente, seja no período da época balnear, mas também fora dela", adianta Licínio Matos.
Nesse sentido, e em parceria com a RESGATE, a GUARDIÃO pretende continuar a desenvolver o projecto "ZORA", bem como a Escola de Nadadores-Salvadores Juniores de Vila Nova de Milfontes. Esta última, diz Licínio Matos, "tem sido uma grande conquista" e a "procura é cada vez maior" por parte dos mais novos, tendo como intuito "trabalhar junto dos jovens a educação nas praias". "Eles aprendem os conhecimentos técnicos de salvamento, mas, mais importante, de auto-salvamento, que depois transmitem aos pais, familiares e amigos, prevenindo assim acidentes", acrescenta.
A par destes projectos, o presidente da GUARDIÃO admite a possibilidade de a associação assumir responsabilidades na vigilância das praias do concelho. "A nossa associação estará sempre disponível para isso, sendo essa a vontade dos concessionários, seja durante ou fora o período da época balnear. É certo de que o momento em todo o território nacional passa por dificuldades pela falta de nadadores-salvadores, por ser um trabalho sazonal e pela maioria dos nadadores-salvadores serem estudantes, mas estou certo que contornaremos essa dificuldade, de forma a podermos assegurar a vigilância das praias do concelho", conclui Licínio Matos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial