07h00 - sexta, 06/12/2019

Nadadores-salvadores criam
nova associação em Odemira

Nadadores-salvadores criam nova associação em Odemira

Prestar serviços de assistência a banhistas, em especial no salvamento e socorro nas zonas balneares do concelho: é esta a grande meta da recém-criada GUARDIÃO-Associação de Nadadores-Salvadores do Concelho de Odemira. A nova instituição foi fundada em Odemira no passado dia 8 de Novembro e surge de uma necessidade há muito sentida por quem trabalha no meio.
"Em tempos houve outro colegas que pensaram neste projecto, mas nunca ninguém avançou nem deu o passo em frente. E eu achei que já estava na altura! O concelho de Odemira merece uma associação com estes fins, devido ao aumento do turismo e aos terríveis acidentes que nos tem assolado fora da época balnear", explica ao "SW" o presidente da Guardião.
De acordo com Licínio Matos, o projecto da associação nasceu de uma "vontade" sua e foi impulsionada por uma conversa que manteve com o seu "grande amigo" António Mestre, presidente da associação RESGATE, com sede em Sines.
"Recebi logo o maior apoio para seguir em frente com este projecto! E desde essa conversa e apoio a associação ganhou vida. Falei com amigos e colegas nadadores-salvadores, todos do concelho de Odemira e praticamente todos oriundos da RESGATE, pois foi a associação que nos transformou naquilo que somos hoje e a quem muito devemos", lembra Licínio Matos.
De momento, continua o presidente, a GUARDIÃO já conta com 21 elementos associados, todos nadadores-salvadores do concelho ou residentes. Mas a ambição é alargar o número de sócios. "Iremos procurar aumentar este numero de todos aqueles que se queiram juntar a nós neste projecto, sendo que temos sócios efectivos, colaboradores e honorários. Todos podem participar e discutir assuntos nas assembleias [gerais], mas apenas os sócios efectivos têm direito a voto", explica o presidente.
Além da prestação de serviços de assistência a banhistas, a GUARDIÃO tem outras metas, principalmente nas áreas da Educação e dos comportamentos da população em geral nos meios aquáticos.
"Somos um país de mar, de navegantes e descobridores, mas infelizmente a grande maioria da população desconhece o perigos dos meios aquáticos e acha que o simples facto de saber nadar é tudo, que não existe perigo por se aproximar do mar. Mas estão errados por pensar assim e é isso que queremos mudar, para podermos reduzir os acidentes e dar tranquilidade a população que aqui reside e que nos visita diariamente, seja no período da época balnear, mas também fora dela", adianta Licínio Matos.
Nesse sentido, e em parceria com a RESGATE, a GUARDIÃO pretende continuar a desenvolver o projecto "ZORA", bem como a Escola de Nadadores-Salvadores Juniores de Vila Nova de Milfontes. Esta última, diz Licínio Matos, "tem sido uma grande conquista" e a "procura é cada vez maior" por parte dos mais novos, tendo como intuito "trabalhar junto dos jovens a educação nas praias". "Eles aprendem os conhecimentos técnicos de salvamento, mas, mais importante, de auto-salvamento, que depois transmitem aos pais, familiares e amigos, prevenindo assim acidentes", acrescenta.
A par destes projectos, o presidente da GUARDIÃO admite a possibilidade de a associação assumir responsabilidades na vigilância das praias do concelho. "A nossa associação estará sempre disponível para isso, sendo essa a vontade dos concessionários, seja durante ou fora o período da época balnear. É certo de que o momento em todo o território nacional passa por dificuldades pela falta de nadadores-salvadores, por ser um trabalho sazonal e pela maioria dos nadadores-salvadores serem estudantes, mas estou certo que contornaremos essa dificuldade, de forma a podermos assegurar a vigilância das praias do concelho", conclui Licínio Matos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 13/08/2020
OP de Odemira 2020
recebeu 56 propostas
A população do concelho de Odemira apresentou um total de 56 propostas de investimento público, no âmbito do "Orçamento Participativo" (OP) 2020, promovido pela autarquia local.
07h00 - quinta, 13/08/2020
Associação Tic Tac
celebra 5º aniversário
A associação Tic Tac, com sede no concelho de Odemira, assinala nesta quinta-feira, 13 de Agosto, o quinto aniversário da sua fundação, período ao longo do qual tem dinamizado diversas acções ligadas à Educação e à juventude.
07h00 - quarta, 12/08/2020
Clubes certificados
recebem apoio da AFBeja
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) decidiu atribuir um apoio financeiro adicional aos clubes de futebol e futsal filiados que obtiveram certificação pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na época de 2019-2020.
07h00 - terça, 11/08/2020
Rota Vicentina apela à
"consciência" dos turistas
A Rota Vicentina veio a público apelar "a uma conduta consciente" por parte de todos os visitantes do Alentejo Litoral, nomeadamente os que praticam campismo e caravanismo, o que devem fazer "exclusivamente" nos parques de campismo da região.
07h00 - terça, 11/08/2020
Seca preocupa autarcas da área do Parque Natural
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial