07h00 - sexta, 19/06/2020

Odemira lança medidas
para época balnear de 2020

Odemira lança medidas para época balnear de 2020

Apoio aos concessionários de praia, a constituição de equipas de assistentes de praia e a criação do selo "Praia de Confiança" estão entre as 20 novas medidas aprovadas pela Câmara de Odemira para a época balnear no concelho no Verão de 2020. Um pacote de medidas lançado pela autarquia para dar resposta às regras e necessidades de intervenção nas praias face à prevenção da Covid-19, mas também para apoiar as actividades económicas e a garantir a segurança e informação dos banhistas.
"Estas medidas implicam um forte investimento e uma redução de receitas municipais, justificadas num contexto de valorização contínua do destino, alicerçadas na necessidade de reforçar a qualidade da oferta e de manter o elevado nível da avaliação da experiência neste território", sublinha o presidente da autarquia odemirense, José Alberto Guerreiro.
Entre as medidas aprovadas, destaque para o apoio que será concedido aos concessionários de praia, através de comparticipação dos nadadores-salvadores em 75% do valor total (a calcular com base nos valores contratualizados pelo Município de Odemira), e para a constituição de equipas de assistentes de praia, que irão actuar na "sensibilização dos deveres gerais dos utentes e entidades concessionárias", além de prestarem esclarecimentos "sobre as regras de higiene e segurança" e informar "sobre estado de ocupação das praias, em face do aumento de exigência e necessidade de acompanhamento permanente das águas balneares em 2020".
A gestão e divulgação do estado de ocupação das praias, "por forma a evitar a afluência excessiva, através da utilização da sinalética de cores e da actualização dessa informação na app Info Praia", e a criação de "campanhas de sensibilização, por forma a garantir o cumprimento adequado das regras de ocupação e utilização das águas balneares, bem como alertar para os riscos de eventual utilização de praias não vigiadas", são outras das medidas definidas pela Câmara de Odemira.
A autarquia vai igualmente criar o selo "Praia de Confiança", por forma "a reforçar a segurança dos utilizadores ao usufruir destes espaços, aumentando a sua confiança na qualidade, na informação e nos serviços prestados e dessa forma certificar uma experiência de qualidade".

Isenção de taxas
e alargamento de áreas

No pacote de medidas aprovado pela Câmara de Odemira surgem ainda a isenção de cobrança das taxas relativas às concessões nas águas balneares do concelho a todos os concessionários dos valores referentes a 2019 e 2020 e das taxas relativas à atribuição de licenças para a realização de actividades nas águas balneares do concelho a todos os operadores em 2020.
A par disto, a autarquia vai permitir o "alargamento excepcional" das áreas concessionadas até ao limite máximo de 50% (50 metros) da frente de praia e das áreas de esplanadas dos apoios de praia, "por forma a assegurar o cumprimento do distanciamento físico e a segurança dos seus utilizadores". E haverá uma gestão das licenças para a realização de actividades nas águas balneares do concelho, "designadamente na atribuição de licenças e na respectiva monitorização destas actividades, conforme consta das respectivas 'Normas para atribuição de licenças para a realização de actividades nas águas balneares do concelho'".
A Câmara de Odemira decidiu ainda dotar todas as praias do concelho de kits de oxigénio e insufladores, "por forma a garantir as adequadas actividades de socorro e assistência a banhistas por parte dos nadadores-salvadores", e instalar novas beachcam's, no sentido de "potenciar e reforçar a informação sobre a ocupação do areal e das condições do estado do tempo e do mar e para a prática de desportos de ondas".
A criação de áreas reservadas à prestação de primeiros socorros, para encaminhamento de vítimas a necessitar de assistência e cuidados, o reforço da sinalização de todos os parques e zonas de estacionamento, por forma a garantir o ordenamento, a gestão e uma utilização correcta destes equipamentos, e o reforço de sinalética nas zonas de acesso às praias, com informação de sensibilização para o cumprimento das regras de utilização do areal, são outras das medidas previstas pela autarquia.
A Câmara de Odemira vai igualmente definir "corredores de circulação, por forma a garantir o afastamento social entre utilizadores e uma circulação fluida e ordenada", disponibilizar dispensadores de desinfecção de mãos no acesso às praias para "garantir uma adequada higienização e segurança", e elaborar protocolos de higienização das instalações sanitárias de apoio às praias, "reforçando as medidas de higienização das respectivas instalações".
O reforço da limpeza do areal, zonas de circulação e instalações sanitárias e da recolha de resíduos nas águas balneares são as restantes medidas definidas pela autarquia odemirense para a época balnear de 2020.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial