07h00 - quarta, 23/09/2020

Projecto cultural de quatro milhões
vai nascer na barragem de Campilhas

Projecto cultural de quatro milhões vai nascer na barragem de Campilhas

A estrutura artística Mala Voadora vai desenvolver um projecto de alojamento e residências artísticas na barragem de Campilhas, no concelho de Santiago do Cacém, orçado em cerca de quatro milhões de euros. O projecto foi apresentado na passada semana, durante uma visita da ministra da Cultura, Graça Fonseca, ao local.
Em comunicado, a Câmara de Santiago do Cacém explica que os promotores do projecto criaram a empresa DAM Business, "que fará a gestão do espaço que combina alojamento turístico com um centro de residências artísticas no concelho".
Desta forma, está prevista para 2021 a construção de um complexo com sete edifícios, "que incluem salas polivalentes, um grande auditório e estúdio de gravação de som, com uma capacidade de alojamento para 53 hóspedes, entre turistas, artistas e criadores".
Este é um projecto "diferenciador" e "irá colocar Santiago do Cacém no mapa artístico", porque "exemplos de complexos com esta natureza a nível nacional não existem", frisa o presidente da autarquia.
Álvaro Beijinha acrescenta que, "tendo em conta os contactos que a Mala Voadora tem, inclusive a nível internacional, decerto que este espaço vai ser muito procurado pelas companhias de teatro entre outras estruturas ligadas às artes".
Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, considera que esta é "uma ideia muito original" e "com um potencial muito interessante não só para a região, mas, também, para o país".
Por sua vez, o director artístico da companhia Mala Voadora explica que este será um espaço aberto a "outras estruturas, para que possam usufruir deste complexo, porque não se trata apenas dos turistas, mas de oferecer condições únicas, como as de um grande auditório, para determinados projectos".
"Não nos vamos cingir às nossas produções" e por isso "vamos firmar com a autarquia um protocolo que vai permitir desenvolver novos projectos, assim como criar uma ligação com a população do concelho", acrescenta Jorge Andrade.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 01/05/2024
Suspeito de tráfico
de droga detido
pela GNR em Sabóia
Um homem de 29 anos foi detido pela GNR, em Sabóia, no concelho de Odemira, por suspeitas de tráfico de droga, tendo ficado em prisão preventiva.
07h00 - terça, 30/04/2024
Festas de Maio animam
aldeia de Amoreiras-Gare
Cante alentejano, folclore, bailes, mostra de artesanato e um Festival de Cantares ao Desafio estão em destaque no programa de mais uma edição das Festas de Maio, que vai decorrer, a partir desta terça-feira, 30 de abril, em Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial