07h00 - sexta, 30/10/2020

LPN alerta para
"falhas graves"
no Parque Natural

LPN alerta para "falhas graves" no Parque Natural

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) alerta para aquilo que chama de "falhas graves" na gestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), garantindo que "formas de vida que resistiram durante milhões de anos no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina encontram-se mais ameaçadas do que nunca".
Tal como "SW" conta na edição desta sexta-feira, 30, a LPN argumenta que "o aumento da área agrícola, notório nas estufas e culturas cobertas que ocupam grandes extensões no PNSACV, tem suscitado preocupação com a conservação dos valores naturais" locais.
A LPN acrescenta ainda que "foram já identificados oficialmente vários incumprimentos das regras previstas no Plano de Ordenamento [do PNSACV], como a falta de implementação dos sistemas de monitorização da qualidade das águas subterrâneas e do solo, a falta de monitorização do estado das espécies e habitats, a cartografia e informação geográfica pública sobre as espécies, habitats e actividade agrícola na zona do Perímetro de Rega do Mira, e ainda a ausência dos Planos de Gestão no âmbito da Rede Natura 2000".
"A legislação relativa às medidas de monitorização necessárias no Sudoeste Alentejano não foi até agora cumprida. É urgente a implementação séria da lei de forma a garantir que os valores naturais únicos desta zona não serão destruídos", vinca o presidente da LPN.
Jorge Palmeirim acrescenta não ser "concebível o aumento da área de exploração agrícola sem monitorização do actual impacto desta actividade".
"Se não se conseguir assegurar a correcta aplicação das medidas de gestão, não prevejo futuro para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina", sublinha este responsável.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 08/12/2021
PSD aprova listas
de candidatos para
as Legislativas 2022
As listas do PSD para as próximas eleições legislativas, agendadas para o dia 30 de Janeiro, foram aprovadas nesta terça-feira, 7, numa reunião do Conselho Nacional do partido realizada em Évora.
11h00 - segunda, 06/12/2021
Autarca de Odemira integra
direção da ANA do PS
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, integra a nova direção Associação Nacional de Autarcas (ANA) do PS, eleita no passado sábado, 4, em Lisboa.
07h00 - segunda, 06/12/2021
Pescadores de Odemira
integram Seleção Nacional
que vai ao Mundial
Três atletas do concelho de Odemira vão integrar a Seleção Nacional de Masters Surf Casting que marcará presença no Mundial de Pesca Desportiva de Masters – Mar, a decorrer em Hammamet (Tunísia), entre os dias 11 e 18 de dezembro.
12h31 - sexta, 03/12/2021
Detido pela
GNR em Odemira
por tráfico de droga
A GNR deteve, na passada terça-feira, 30 de novembro, um homem de 20 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 03/12/2021
Odemira incentiva compras
no comércio local no Natal
Apoiar os pequenos comércios do concelho é o grande objetivo da campanha "Natal é no Comércio Local", que a Câmara de Odemira está a promover em parceria com cerca de 160 comerciantes das 13 freguesias do concelho.

Data: 26/11/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial