07h00 - sexta, 30/10/2020

LPN alerta para
"falhas graves"
no Parque Natural

LPN alerta para "falhas graves" no Parque Natural

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) alerta para aquilo que chama de "falhas graves" na gestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), garantindo que "formas de vida que resistiram durante milhões de anos no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina encontram-se mais ameaçadas do que nunca".
Tal como "SW" conta na edição desta sexta-feira, 30, a LPN argumenta que "o aumento da área agrícola, notório nas estufas e culturas cobertas que ocupam grandes extensões no PNSACV, tem suscitado preocupação com a conservação dos valores naturais" locais.
A LPN acrescenta ainda que "foram já identificados oficialmente vários incumprimentos das regras previstas no Plano de Ordenamento [do PNSACV], como a falta de implementação dos sistemas de monitorização da qualidade das águas subterrâneas e do solo, a falta de monitorização do estado das espécies e habitats, a cartografia e informação geográfica pública sobre as espécies, habitats e actividade agrícola na zona do Perímetro de Rega do Mira, e ainda a ausência dos Planos de Gestão no âmbito da Rede Natura 2000".
"A legislação relativa às medidas de monitorização necessárias no Sudoeste Alentejano não foi até agora cumprida. É urgente a implementação séria da lei de forma a garantir que os valores naturais únicos desta zona não serão destruídos", vinca o presidente da LPN.
Jorge Palmeirim acrescenta não ser "concebível o aumento da área de exploração agrícola sem monitorização do actual impacto desta actividade".
"Se não se conseguir assegurar a correcta aplicação das medidas de gestão, não prevejo futuro para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina", sublinha este responsável.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 20/01/2021
Francisco Ganhão reeleito
na Misericórdia de Odemira
Dar continuidade ao trabalho "de recuperação económica da instituição" é uma das metas assumidas por Francisco Ganhão para o seu novo mandato enquanto provedor da Santa Casa da Misericórdia de Odemira (SCMO).
07h00 - segunda, 18/01/2021
Odemira promove
formação em desporto
A Câmara de Odemira vai promover, durante este ano de 2021, um ciclo de formação certificada online na área do Desporto, dirigida a todos os treinadores, técnicos de exercício físico e directores técnicos do concelho.
07h00 - sexta, 15/01/2021
"Saúde Mental era um tema
'escondido'", diz Telma Guerreiro
A deputada Telma Guerreiro, natural de São Teotónio e eleito pelo PS no círculo de Beja, acaba de ser designada coordenadora do Grupo de Trabalho para a Saúde Mental, criado no âmbito da Comissão Parlamentar de Saúde, cujos objectivos revela em entrevista ao "SW".
07h00 - sexta, 15/01/2021
Odemira sorteia vencedores
de campanha de Natal
Um total de 5000 euros em vales de compras vão ser sorteados nesta sexta-feira, 15, pela Câmara de Odemira, entre os consumidores que participaram na campanha "Natal é no Comércio Local" em 2020.
07h00 - quinta, 14/01/2021
Pedro Mestre & Luís Baldão
na final de concurso na RTP
A dupla Luís Baldão & Pedro Mestre participa esta quinta-feira, 14, na final do concurso "Cantares ao Desafio", que decorre no programa "Praça da Alegria", da RTP e tem como "mentores" Augusto Canário e Cristiana Sá.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial