07h00 - terça, 24/11/2020

Sines celebra feriado
municipal de forma "online"

Sines celebra feriado municipal de forma "online"

A Câmara de Sines assinala nesta terça-feira, 24, os seus 658 anos de existência (e respectivo feriado municipal) com um programa comemorativo maioritariamente online, tendo em conta a decreto de Estado de Emergência e a situação epidemiológica que se verifica no país e no concelho.
Nesse sentido, as comemorações arrancam às 10h00, com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, cerimónia que contará apenas com a presença das entidades oficiais, seguindo-se, às 11h00, a Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do Dia do Município, transmitida nos meios oficiais da autarquia na Internet.
A seguir à sessão, o Arquivo Municipal disponibiliza, também online, um fólio pouco conhecido do Foral Manuelino de 1512 e o vídeo "Carta de Elevação, Guia de Leitura", que ajuda a compreender a Carta de Elevação de Sines a Vila, o documento fundador do Município de Sines.
Durante a tarde desta terça-feira, 24, é ainda publicada a versão digital do número 16 do jornal "Redes do Tempo", dedicado aos pintores do mar de Sines e onde se evocam também as figuras de Emmerico Nunes, Nikias Skapinakis e António Pinto Basto.
O jornal conta também com um depoimento de D. Duarte de Bragança sobre o "excelente exemplo" dado por Sines na preservação da cultura ligada ao mar, revela a Câmara Municipal.
Às 16h00 são inauguradas duas novas exposições de fotografia no centro de exposições do Centro de Artes de Sines, "Alentejo Anamnesis", de Cabrita Nascimento, e "Stages & Singers", de Shen Chao-Liang (Taiwan), que ficarão disponíveis para visita pelo público em geral no dia seguinte.
Também no Centro de Artes de Artes, poderá ser vista, até 30 de Novembro, a exposição "Olhares Iguais", sobre sociedades multiculturais, uma iniciativa da Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém.
Ainda nesta terça-feira vão estrear online dois documentários produzidos pela Câmara de Sines: às 18h00 "Comissões de Moradores de Sines: A Construção da Democracia", uma homenagem às comissões de moradores do concelho, com realização de Diogo Vilhena, produção de António Campos e investigação histórica de Sandra Patrício e Gonçalo Chinita, e às 21h00 "Mar de Sines", que reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que são os protagonistas de uma pesca baseada nas artes tradicionais e no respeito pelos recursos, com realização de Diogo Vilhena, produção e assistência de realização de António Campos e banda sonora original de Charlie Mancini.
Finalmente, a partir de 26 de Novembro, o público poderá ver no átrio do Centro de Artes de Sines a Taça de Portugal de Trap 2020, um dos troféus mais importantes da modalidade de tiro com armas de caça, conquistado este ano pelo atirador siniense Fernando Sebastião.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 20/01/2021
Francisco Ganhão reeleito
na Misericórdia de Odemira
Dar continuidade ao trabalho "de recuperação económica da instituição" é uma das metas assumidas por Francisco Ganhão para o seu novo mandato enquanto provedor da Santa Casa da Misericórdia de Odemira (SCMO).
07h00 - segunda, 18/01/2021
Odemira promove
formação em desporto
A Câmara de Odemira vai promover, durante este ano de 2021, um ciclo de formação certificada online na área do Desporto, dirigida a todos os treinadores, técnicos de exercício físico e directores técnicos do concelho.
07h00 - sexta, 15/01/2021
"Saúde Mental era um tema
'escondido'", diz Telma Guerreiro
A deputada Telma Guerreiro, natural de São Teotónio e eleito pelo PS no círculo de Beja, acaba de ser designada coordenadora do Grupo de Trabalho para a Saúde Mental, criado no âmbito da Comissão Parlamentar de Saúde, cujos objectivos revela em entrevista ao "SW".
07h00 - sexta, 15/01/2021
Odemira sorteia vencedores
de campanha de Natal
Um total de 5000 euros em vales de compras vão ser sorteados nesta sexta-feira, 15, pela Câmara de Odemira, entre os consumidores que participaram na campanha "Natal é no Comércio Local" em 2020.
07h00 - quinta, 14/01/2021
Pedro Mestre & Luís Baldão
na final de concurso na RTP
A dupla Luís Baldão & Pedro Mestre participa esta quinta-feira, 14, na final do concurso "Cantares ao Desafio", que decorre no programa "Praça da Alegria", da RTP e tem como "mentores" Augusto Canário e Cristiana Sá.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial