E a melhor aguardente do país é a
"Medronho Original", produzida pela empresa Júnior Jacques Destiladores, instalada na zona de São Miguel, na freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira). A distinção foi atribuída durante o 5º Concurso Nacional de Aguardentes Não-Vínicas, recentemente realizado em Santarém, em que a aguardente de medronho do Alentejo Litoral não recebeu um, mas dois prémios: a "Medalha de Ouro", na competição de aguardentes de medronho, e o prémio "Melhor dos Melhores", que considerou todos os vencedores nas diversas categorias a concurso.
"Obviamente que estamos muito orgulhosos de receber estes prémios. É o resultado de muito trabalho e muita dedicação", reconhece ao "SW" Afonso Pereira, que criou a Júnior Jacques Destiladores em 2015, juntamente com Marieke Devillé.
A aposta "na qualidade" na destilação de aguardente tem sido, desde o início, a aposta destes produtores, mas ainda assim as distinções agora recebidas não deixaram de ser, em parte, uma surpresa. "O mais surpreendente foi ganharmos a medalha de 'Melhor dos Melhores'. Isso foi surpreendente e um reconhecimento da qualidade do nosso produto", diz Afonso Pereira.
Este produtor admite que os dois prémios recebidos podem ajudar a marcar a crescer, sobretudo no mercado nacional. "Sem dúvida que estes prémios nos dá projecção a nível nacional e reconhecimento junto de alguns dos nossos clientes internacionais. Com certeza que é uma grande mais-valia para a marca e para o nosso projecto. E também ajuda ao reconhecimento da fileira do medronho", frisa.
Destilados de alta qualidade
A Júnior Jacques Destiladores está instada no lugar do Sobral, em São Miguel, na freguesia de São Teotónio e foi criada há cinco anos por Afonso Pereira e Marieke Devillépara produzir "destilados de alta qualidade".
O nome é uma "homenagem sentida"aos seus avós, Albano Pereira Júnior e Jacques Joaquim Guedes, de quem herdaram, "por um lado, o gosto pela arte da alquimia e, por outro lado, o gosto pela arte do bem-viver, do companheirismo e da amizade".
Desde então a Júnior Jacques Destiladores tem vindo a crescer, produzindo em média 1.600 litros de aguardente de medronho por ano, que comercializa nas variantes "Original" e "Smooth 42". Grande parte da produção é vendida directamente na destilaria, mas também em lojas e hotéis da região.
A par disso, a marca é distribuída no Algarve pela Garrafeira Soares, além de marcar presença em algumas lojas e restaurantes na zona de Lisboa, mas algo ainda "muito residual".
"Continuamos a ser os nossos principais vendedores. Na destilaria vendemos cerca de 60% da produção e o restante através da distribuição", adianta Afonso Pereira, destacando o facto de a destilaria contar, desde Março de 2020, com uma loja online (em https://juniorjacques.pt/wp/store/).