07h00 - segunda, 21/12/2020

Academia do Medronho
vai nascer em Odemira

Academia do Medronho vai nascer em Odemira

A Associação Arbutus, com sede em Odemira, acaba de lançar a Academia Medronho SW, que visa ensinar a profissionais das áreas da restauração, hotelaria e bar, entre outras, a preparar cocktails com aguardente de medronho. O projecto, apresentado publicamente no passado mês de Novembro, resulta de uma parceria da associação com a Cocktail Academy, de Paulo Ramos, e tem como grande meta valorizar a fileira deste produto endógeno das zonas interiores do concelho.
"O objectivo desta academia é educar os agentes económicos locais - restaurantes, hotéis, bares - sobre as potencialidades do medronho e aquilo que se pode fazer com a aguardente de medronho", explica ao "SW" o presidente da Arbutus.
Segundo Afonso Pereira, também ele produtor, o medronho serve para muito mais que para fazer apenas aguardente, seja como "fruto fresco, embalado ou em compotas". "Tudo isso são produtos que podem ser introduzidos na gastronomia ou na coquetelaria e é isso que queremos mostrar a essas pessoas e ao público em geral" com a academia, explica.
Nesse sentido, o projecto da Academia Medronho SW passará pela dinamização de formações, "algumas mais específicas para os profissionais de bar e restauração, e outras para curiosos que queiram aprender um pouco mais sobre técnicas de bar e como trabalhar o medronho", garante Afonso Pereira.
O presidente da Arbutus adianta que a associação está, neste momento, "a procurar alguns apoios" e "patrocínios" para a Academia, contando igualmente "com os apoios dos produtores de aguardente de medronho da região". "Queremos que o projecto seja auto-sustentável", afiança.
Na opinião de Afonso Pereira, "a aguardente [de medronho] tem ainda um grande potencial por explorar".
"Há muitos produtores que andam à procura de alternativa à aguardente, mas a verdade é que se compararmos o que se consome em Portugal de gin, vodka ou outras bebidas brancas, não tem nada a ver com o consumo de medronho. O consumo de medronho fica muito aquém disso – muito aquém mesmo – do que é o consumo de gin em Portugal e, por isso, acreditamos que a aguardente de medronho, quando bem tratada, tem uma qualidade muito interessante não fica atrás de nenhuma dessas outras bebidas destiladas", justifica.
Além do mais, continua o presidente da Arbutus, trata-se de "uma planta endógena da região, com alto valor ambiental e patrimonial, que deve ser defendida e valorizada por isso mesmo".
É nesse âmbito que Afonso Pereira acredita "dentro de cinco ou 10 anos" haverá "muitas novidades" nesta fileira. "Vamos começar a ver mais fruto em fresco e outros derivados que não apenas a aguardente. Inclusive, já estamos a ver algumas coisas a surgirem, como bombons ou pão, fruta desidratada ou congelada. Acreditamos que dentro de cinco a 10 anos isto vai-se tornar cada vez mais comum", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 02/10/2023
Gastronomia
ligada à caça
em Grândola
A Câmara de Grândola promove, ao longo deste mês de outubro, mais uma edição das Semanas Gastronómicas, desta feira dedicada ao javali e outras caças.
19h56 - domingo, 01/10/2023
Praia de Milfontes
vence dérbi no
arranque do campeonato
O Praia de Miulfontes venceu neste domingo, 1, o Odemirense, num dérbi que marcou a jornada inagural do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - sexta, 29/09/2023
Rastreio ao
cancro da mama
em Odemira
O concelho de Odemira recebe, a partir desta sexta-feira, 29, um rastreio ao cancro da mama, promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e pelo ACES do Litoral Alentejano, com o apoio da Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 29/09/2023
Ciclo de concertos
com Mariana Martins
em Odemira
A jovem guitarrista Mariana Martins, natural de Boavista dos Pinheiro e a primeira mulher licenciada em guitarra portuguesa no mundo, realiza neste fim-de-semana, 29 de setembro a 1 de outubro, o ciclo de concertos "Ao Som da Corrente" em três localidades do concelho de Odemira, sempre às 21h30.
07h00 - quinta, 28/09/2023
Extensão de Saúde
de São Luís renovada
A localidade de São Luís, no concelho de Odemira, conta desde a passada semana com uma renovada Extensão de Saúde, inaugurada pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

Data: 29/09/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial