10h37 - sexta, 30/04/2021

Câmara de Odemira
contesta cerca sanitária

Câmara de Odemira contesta cerca sanitária

A Câmara de Odemira considera que a decisão do Governo de fixar uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Longueira/Almograve devido ao número de casos de Covid-19 é uma "medida desproporcional", afirmando que "existiam condições objetivas para um desconfinamento geral do concelho".
A posição da autarquia foi tomada na noite desta quinta-feira, 29, em reunião de urgência do executivo municipal após o anúncio, por parte do primeiro-ministro, António Costa, de medidas restritivas e especificas para o concelho de Odemira.
Na tomada de posição, enviada ao "SW", a Câmara Municipal manifesta e reforça a sua posição "de que existiam condições objetivas para um desconfinamento geral do concelho, face à descida acentuada do número de casos de infeção e ao incremento da taxa de vacinação nos últimos 14 dias", e expressar "a solidariedade às freguesias de São Teotónio e de Longueira/Almograve" – suas instituições, cidadãos e tecido económico – perante a tomada de uma medida desproporcional de cerca sanitária".
Em simultâneo, a autarquia reivindica "a tomada de medidas imediatas para o apoio ao tecido económico local de Odemira, privado de desenvolver a sua atividade económica regular" e "a urgente vacinação de toda a população do concelho".
A Câmara Municipal solicita igualmente "o ponto de situação urgente do cumprimento das medidas relativas ao alojamento de trabalhadores previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 179/2019, de 24 de outubro", e reitera à Assembleia da República e ao Governo de Portugal, "com caráter urgente, a produção de legislação que vise regular e estabelecer os limites de lotação por tipologia habitacional e um modelo de fiscalização e contraordenacional".
Na tomada de posição, a Câmara de Odemira reitera ainda ao Governo "a revisão da metodologia de cálculo dos indicadores de infeção que servem de base" à sua decisão, garantindo toda a sua "disponibilidade, empenho e determinação em colaborar com todas as entidades, com o objetivo de superar no curto prazo esta situação excecional determinada pelo Governo de Portugal, por forma a que toda a normalidade regresse rapidamente a todo o concelho de Odemira".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial