08h44 - quarta-feira, 02/07/2025
Kaya Schwemmlein
Kaya Schwemmlein
candidata em Santiago
por plataforma cidadã
A investigadora Kaya Schwemmlein é a candidata da plataforma cidadã RENOVAR Santiago do Cacém à Câmara Municipal deste concelho nas eleições Autárquicas agendadas para este ano.
Em comunicado enviado ao “SW”, a plataforma cidadã explica que “a escolha da candidata decorreu de um conjunto de sessões públicas em várias freguesias, num processo de escolha coletivo e aberto”.
Natural de Goa (Índia) e filha de pais alemães, Kaya Schwemmlein tem 34 anos e veio morar para Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, em 1996.
A candidata é licenciada em Artes e Humanidades pela Faculdade de Letras de Lisboa, tendo mestrado em Serviço Social e Políticas Públicas no ISCTE e doutoramento em Ciências Ambientais no ICS, com uma tese sobre agricultores, sistemas agroalimentares e soberania alimentar na região do Alentejo Litoral.
Kaya Schwemmlein é actualmente investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, “onde estuda e propõe soluções para problemas fundamentais nos nossos dias, relacionados com a satisfação das nossas necessidades alimentares sem dependência externa, uso racional da água e utilização de recursos energéticos não poluentes”, refere a plataforma cidadã.
“Os seus trabalhos incidem sobre territórios que sofrem impactos ambientais desequilibrados, resultantes de projetos industriais sobredimensionados e com efeitos na saúde pública, sem que as populações sejam consideradas e respeitadas”, acrescenta o comunicado.
A candidata é igualmente ativista dos grupos Juntos pelo Cercal e Protege Alentejo, assim como do coletivo TAMLA – Tirem as mãos do Litoral Alentejano, “que tem lutado em defesa das populações contra a exploração agressiva desta região”.
Kaya Schwemmlein é a terceira candidata anunciada à Câmara de Santiago do Cacém, onde o atual autarca, o comunista Álvaro Beijinha não se pode recandidatar devido à limitação de mandatos.
São também candidatos Vítor Proença, pela CDU, e Bruno Pereira, pelo movimento Somos Todos Cidadãos, que tem os apoios de PS e PSD.
Em comunicado enviado ao “SW”, a plataforma cidadã explica que “a escolha da candidata decorreu de um conjunto de sessões públicas em várias freguesias, num processo de escolha coletivo e aberto”.
Natural de Goa (Índia) e filha de pais alemães, Kaya Schwemmlein tem 34 anos e veio morar para Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, em 1996.
A candidata é licenciada em Artes e Humanidades pela Faculdade de Letras de Lisboa, tendo mestrado em Serviço Social e Políticas Públicas no ISCTE e doutoramento em Ciências Ambientais no ICS, com uma tese sobre agricultores, sistemas agroalimentares e soberania alimentar na região do Alentejo Litoral.
Kaya Schwemmlein é actualmente investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, “onde estuda e propõe soluções para problemas fundamentais nos nossos dias, relacionados com a satisfação das nossas necessidades alimentares sem dependência externa, uso racional da água e utilização de recursos energéticos não poluentes”, refere a plataforma cidadã.
“Os seus trabalhos incidem sobre territórios que sofrem impactos ambientais desequilibrados, resultantes de projetos industriais sobredimensionados e com efeitos na saúde pública, sem que as populações sejam consideradas e respeitadas”, acrescenta o comunicado.
A candidata é igualmente ativista dos grupos Juntos pelo Cercal e Protege Alentejo, assim como do coletivo TAMLA – Tirem as mãos do Litoral Alentejano, “que tem lutado em defesa das populações contra a exploração agressiva desta região”.
Kaya Schwemmlein é a terceira candidata anunciada à Câmara de Santiago do Cacém, onde o atual autarca, o comunista Álvaro Beijinha não se pode recandidatar devido à limitação de mandatos.
São também candidatos Vítor Proença, pela CDU, e Bruno Pereira, pelo movimento Somos Todos Cidadãos, que tem os apoios de PS e PSD.
COMENTÁRIOS
Não há comentários para este artigo
07h00 - quarta, 24/06/2026
Utentes em protesto contra problemas
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola considera que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no município “encontra-se nas ‘ruas da amargura’” e vai promover, nesta quarta-feira, 24, uma ação de luta.
Utentes em protesto contra problemas
no Centro de Saúde de Grândola
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola considera que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no município “encontra-se nas ‘ruas da amargura’” e vai promover, nesta quarta-feira, 24, uma ação de luta.
07h00 - quarta, 24/06/2026
Alcácer do Sal celebra
A Câmara de Alcácer do Sal assinala nesta quarta-feira, 24, o Dia do Concelho, com uma cerimónia solene, que contará com intervenções políticas e momentos musicais.
Alcácer do Sal celebra
feriado municipal
nesta quarta-feira
A Câmara de Alcácer do Sal assinala nesta quarta-feira, 24, o Dia do Concelho, com uma cerimónia solene, que contará com intervenções políticas e momentos musicais.
07h00 - quarta, 24/06/2026
Nova campanha de
O sítio arqueológico do Porto da Lama, localizado nas proximidades de Santa Catarina de Sítimos, no concelho de Alcácer do Sal, está novamente a ser palco de uma campanha de escavações.
Nova campanha de
escavações no Sítio do
Porto da Lama
O sítio arqueológico do Porto da Lama, localizado nas proximidades de Santa Catarina de Sítimos, no concelho de Alcácer do Sal, está novamente a ser palco de uma campanha de escavações.
07h00 - terça, 23/06/2026
Hóquei Clube de
A equipa de sub-23 do Hóquei Clube Patinagem de Grândola (HCP) sagrou-se na passada sexta-feira, 19, campeã nacional da categoria, ao derrotar na final a formação da USC Paredes.
Hóquei Clube de
Grândola campeão
nacional de sub-23
A equipa de sub-23 do Hóquei Clube Patinagem de Grândola (HCP) sagrou-se na passada sexta-feira, 19, campeã nacional da categoria, ao derrotar na final a formação da USC Paredes.
07h00 - terça, 23/06/2026
Sustentabilidade do
Academia, empresas e autarquias vão debater, nesta terça-feira, 23, em Sines, a sustentabilidade do território, numa iniciativa do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em parceria com a Câmara Municipal.
Sustentabilidade do
território em debate na
cidade de Sines
Academia, empresas e autarquias vão debater, nesta terça-feira, 23, em Sines, a sustentabilidade do território, numa iniciativa do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em parceria com a Câmara Municipal.
MAIS VISTAS

