07h00 - terça-feira, 11/11/2025
Presidente da Câmara de Sines convida
Presidente da Câmara de Sines convida
primeiro-ministro para visita ao concelho
O presidente da Câmara de Sines, Álvaro Beijinha, convidou formalmente o primeiro-ministro, Luís Montenegro, para uma visita oficial ao concelho.
No ofício enviado ao primeiro-ministro e divulgado pela autarquia, Álvaro Beijinha salientou a "relevância estratégica de primeira ordem [de Sines] para Portugal e para a Europa", mas também os desafios que essa posição coloca, localmente, a Sines e aos sinienses.
"Num momento em que o mundo enfrenta profundas transformações, económicas, energéticas e ambientais, considero de extrema importância que Vossa Excelência possa conhecer de perto a dinâmica que aqui se vive", escreveu o presidente da Câmara Municipal.
Beijinha acrescentou ainda que “Sines está no centro de uma nova visão para o futuro”, sendo “um polo de inovação, energia limpa, indústria sustentável e conectividade global, capaz de reforçar a autonomia estratégica de Portugal e o seu papel de liderança no espaço atlântico e europeu”.
No entanto, acrescentou Álvaro Beijinha, "os grandes investimentos atualmente em curso — públicos e privados — representam não apenas oportunidades de crescimento económico, mas também desafios de enorme dimensão, em áreas como a habitação, o ambiente e as infraestruturas, que exigem respostas articuladas e uma visão integrada do desenvolvimento territorial".
Por isso, concluiu o edil da CDU, a visita do primeiro-ministro a Sines "constituirá um sinal claro de compromisso do Governo com este território e com a valorização do papel que Portugal pode e deve desempenhar no mundo".
No ofício enviado ao primeiro-ministro e divulgado pela autarquia, Álvaro Beijinha salientou a "relevância estratégica de primeira ordem [de Sines] para Portugal e para a Europa", mas também os desafios que essa posição coloca, localmente, a Sines e aos sinienses.
"Num momento em que o mundo enfrenta profundas transformações, económicas, energéticas e ambientais, considero de extrema importância que Vossa Excelência possa conhecer de perto a dinâmica que aqui se vive", escreveu o presidente da Câmara Municipal.
Beijinha acrescentou ainda que “Sines está no centro de uma nova visão para o futuro”, sendo “um polo de inovação, energia limpa, indústria sustentável e conectividade global, capaz de reforçar a autonomia estratégica de Portugal e o seu papel de liderança no espaço atlântico e europeu”.
No entanto, acrescentou Álvaro Beijinha, "os grandes investimentos atualmente em curso — públicos e privados — representam não apenas oportunidades de crescimento económico, mas também desafios de enorme dimensão, em áreas como a habitação, o ambiente e as infraestruturas, que exigem respostas articuladas e uma visão integrada do desenvolvimento territorial".
Por isso, concluiu o edil da CDU, a visita do primeiro-ministro a Sines "constituirá um sinal claro de compromisso do Governo com este território e com a valorização do papel que Portugal pode e deve desempenhar no mundo".
COMENTÁRIOS
Não há comentários para este artigo
07h00 - terça, 23/06/2026
Buba Espinho, Pólo Norte e Toy
Buba Espinho, Miguel Gameiro & Pólo Norte e Toy são os “cabeças de cartaz” da edição deste ano da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que vai decorrer em São Teotónio entre os dias 16 e 19 de julho.
Buba Espinho, Pólo Norte e Toy
são “cabeças de cartaz” na FACECO
Buba Espinho, Miguel Gameiro & Pólo Norte e Toy são os “cabeças de cartaz” da edição deste ano da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que vai decorrer em São Teotónio entre os dias 16 e 19 de julho.
07h00 - sábado, 20/06/2026
“Viagem no Tempo” vai ligar serra
A Câmara de Odemira promove neste sábado, 20, a segunda edição da iniciativa “Viagem no Tempo – Da Serra ao Mar”, que vai “cruzar” diferentes paisagens entre a aldeia de São Luís e a praia do Malhão.
“Viagem no Tempo” vai ligar serra
ao mar entre São Luís ao Malhão
A Câmara de Odemira promove neste sábado, 20, a segunda edição da iniciativa “Viagem no Tempo – Da Serra ao Mar”, que vai “cruzar” diferentes paisagens entre a aldeia de São Luís e a praia do Malhão.
07h00 - sábado, 20/06/2026
Rota Vicentina promove ações
A Rota Vicentina promove, neste fim de semana, dias 20 e 21 de junho, duas ações de voluntariado para conservação e manutenção da natureza.
Rota Vicentina promove ações
voluntariado nos Alteirinhos
e Santa Clara-a-Velha
A Rota Vicentina promove, neste fim de semana, dias 20 e 21 de junho, duas ações de voluntariado para conservação e manutenção da natureza.
07h00 - sábado, 20/06/2026
Telma Guerreiro é a
A psicóloga Telma Guerreiro, eleita na Assembleia Municipal de Odemira e secretária técnica do programa Alentejo 2030, é a nova presidente da Concelhia de Odemira do PS, sucedendo no cargo a Ricardo Cardoso.
Telma Guerreiro é a
nova presidente
do PS de Odemira
A psicóloga Telma Guerreiro, eleita na Assembleia Municipal de Odemira e secretária técnica do programa Alentejo 2030, é a nova presidente da Concelhia de Odemira do PS, sucedendo no cargo a Ricardo Cardoso.
07h00 - sexta, 19/06/2026
Animação nas fontes
As fontes do Azinhal, em Santa Clara-a-Velha, e de São Teotónio recebem, nesta sexta-feira e depois na terça-feira, dias 19 e 23, uma iniciativa cultural em torno da sua história e tradição.
Animação nas fontes
históricas do concelho
de Odemira
As fontes do Azinhal, em Santa Clara-a-Velha, e de São Teotónio recebem, nesta sexta-feira e depois na terça-feira, dias 19 e 23, uma iniciativa cultural em torno da sua história e tradição.
07h00 - sexta, 19/06/2026
Feira de São João anima
Música, tasquinhas e exposições de artesanato e de máquinas agrícolas são alguns dos destaques da edição deste ano da Feira de São João, que vai decorrer neste fim de semana, dias 19 a 21, em Colos, no concelho de Odemira.
Feira de São João anima
vila de Colos no fim de semana
Música, tasquinhas e exposições de artesanato e de máquinas agrícolas são alguns dos destaques da edição deste ano da Feira de São João, que vai decorrer neste fim de semana, dias 19 a 21, em Colos, no concelho de Odemira.
MAIS VISTAS

