14h29 - segunda-feira, 02/02/2026

Concelho de Alcácer do Sal abrangido pela
declaração de estado de calamidade

O concelho de Alcácer do Sal foi incluído pelo Governo na área abrangida pela declaração de estado de calamidade, na sequência dos estragos causados pela passagem da depressão Kristin no país.
A decisão é aplaudida pela Câmara Municipal, tendo em contra as cheias que afetaram a zona baixa da cidade, provocando grandes prejuízos.
“Valeu a pena pedir e insistir, nomeadamente, junto do secretário de Estado da Proteção Civil e da ministra do Ambiente”, diz a presidente da autarquia, Clarisse Campos, citada em comunicado enviado ao “SW”.
De acordo com a eleita do PS, em Alcácer do Sal registam-se “muitos comerciantes, pequenas empresas, instituições e residentes prejudicados pelo avanço das águas, o corte das estradas e a queda de árvores”.
“esta é uma forma de podermos ter acesso facilitado a apoios por parte do Estado”, referE a autarca, acrescentando que “entre os prejudicados estão também os agricultores, que viram destruídos os muros de maré que protegem os arrozais, assim como os pescadores”, nomeadamente os da Carrasqueira, “já que a entrada de grandes quantidades de água doce no estuário do Sado impede a apanha do choco”.
No comunicado, Clarisse Campos adianta que “vai entrar em contacto com o Governo para conhecer melhor os mecanismos e procedimentos a adotar para depois poder convenientemente informar”.
A par disso, no plano interno, “será criada uma equipa que tratará de fazer um levantamento dos prejuízos, pessoas e empresas afetadas, auxiliando no acesso aos apoios a disponibilizar por parte do Estado”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo



Proxima Edicaox
MAIS VISTAS