18h18 - quinta, 02/01/2020

De Portugal a Macau


António Martins Quaresma
Quando o ano de 2019 se esvai, ocorre-me um facto da história do concelho de Odemira e, especialmente, da freguesia de Vila Nova de Milfontes: a viagem aérea Portugal-Macau, realizada em 1924, por José Manuel Sarmento de Beires, António Brito Pais e Manuel Gouveia. Fez este ano 95 anos.
Numa altura em que viajar de avião se tornou banal, esquecemos, facilmente, o longo trajecto que o transporte aéreo percorreu para chegar onde nos encontramos. O desenvolvimento técnico, com raízes no século XIX, o papel dos pioneiros, esses "gloriosos malucos das máquinas voadoras" (parafraseando o título do filme realizado por Ken Annakin, em 1965), o mundo de Santos Dumont, de Charles Lindbergh, de Amelia Earhart, uma mulher que lutou pela igualdade de género, do "nosso" Brito Pais – fazem parte desse percurso.
O avião, um Breguet 16 BN2, de fabricação francesa – excedente da 1ª Guerra Mundial que poucos anos antes se travara –, partiu do campo dos Coitos, em Milfontes, na manhã enevoada de 7 de Abril de 1924, levando a bordo Pais e Beires. Alguns meses passados, em Setembro, concluída a aventurosa viagem, realizou-se em Milfontes uma festa de homenagem aos aviadores, um dos quais, António Brito Pais, era natural do concelho (na realidade, nasceu no Monte dos Malveiros, em Santa Luzia, pertencente à família, e foi baptizado em Colos).
Essa festa incluiu o assentamento da primeira pedra de um monumento, na Barbacã, que acabaria esquecido, ele e a viagem, entre os milfontenses, em particular, e os odemirenses, em geral.
Só em 1984, na sequência do surgimento de estudos históricos sobre Milfontes, houve condições para se evocar o 60º aniversário da viagem e aqueles que a realizaram. A população de Milfontes, que, com excepção dos mais velhos, ignorava o acontecimento, teve assim oportunidade de o conhecer e celebrar. Tendo sido lançada, então, a ideia de retomar o projecto do monumento, este seria erigido em Setembro de 1993, no lugar onde algumas décadas antes tinha sido assentada a primeira pedra. Sem procurar revelar os factos que, entre 1984 e 1993, envolveram o extenso processo da concretização do monumento, realço que, desta vez, não caiu no esquecimento, tendo o arranque final contado com os meios da Junta de Freguesia de Milfontes.
A viagem aérea de Portugal a Macau foi um acontecimento algo "estranho" no quadro da história local, pois até àquele momento nada ligara Milfontes à aviação. Na realidade, os aviadores escolheram esta vila para darem início à expedição por motivos mais ou menos fortuitos, sabendo, aliás, que uma abalada de Milfontes dificilmente teria a perceptibilidade de uma partida de Lisboa, com diferentes repercussões, desde logo no próprio financiamento da viagem.
Como é sabido, o infortúnio atingiria, mais tarde, os principais autores desta viagem: em 1934, Brito Pais morreu num acidente de avião e Sarmento de Beires era preso por se opor ao regime salazarista, acabando por se exilar no estrangeiro. E na terra que os viu partir para Macau foi-se esfumando a lembrança dos exaltantes dias de 1924...
No 95º aniversário deste evento histórico, a caminho de perfazer um século, a viagem aérea que, com partida de Milfontes, ligou Portugal a Macau fica aqui modestamente recordada.

Nota
Relativamente à última crónica sobre o arquivo da antiga Casa do Povo de Sabóia, apraz esclarecer que a Junta de Freguesia de Sabóia disponibilizou as suas instalações para guardar a documentação, Junta que, gentilmente, já havia facilitado o seu acesso.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".
07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial