quinta-feira, 19/02/2026

Que fazem os nossos representantes na Assembleia Municipal?

Rita Balbino
A Assembleia Municipal tem um papel fundamental na democracia local. É este órgão que garante a representação dos cidadãos, a transparência e o controlo democrático das decisões que afetam a vida das pessoas. É também na Assembleia Municipal que se discutem ideias, se tomam decisões importantes e se assegura que a vontade dos cidadãos é respeitada por quem define as políticas públicas do concelho (presidente e vereadores da Câmara Municipal).
Os membros da Assembleia Municipal são escolhidos, em primeiro lugar, diretamente pelos cidadãos, através das eleições autárquicas, que acontecem de quatro em quatro anos. Os eleitores votam em listas de candidatos à Assembleia Municipal apresentadas por partidos políticos, coligações ou grupos de cidadãos. O número de deputados municipais eleitos varia em função do número de votos obtidos por cada lista, garantindo uma representação proporcional.
Depois de eleitos, o que fazem exatamente os deputados municipais?
Uma das suas funções mais importantes é fiscalizar o trabalho da Câmara Municipal. Podem pedir esclarecimentos sobre decisões do presidente e dos vereadores, analisar documentos – como relatórios de atividades e contas do município – e avaliar se as políticas definidas estão a ser cumpridas.
Os deputados participam também na análise e aprovação do orçamento e dos planos do município, tarefas que exigem estudo, atenção e um elevado sentido de responsabilidade.
Outra função essencial é deliberar sobre matérias fundamentais para o concelho, como a aprovação do orçamento municipal e das grandes opções do plano, a aprovação de planos urbanísticos (PDM, planos de urbanização, entre outros), a autorização da contratação de empréstimos, a criação de impostos municipais e a aprovação de regulamentos.
Muitos deputados apresentam moções, recomendações e propostas sobre áreas como transportes, ambiente, habitação, cultura ou ação social, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do concelho. Além disso, podem integrar comissões ou grupos de trabalho, onde analisam assuntos específicos com maior profundidade.
Os deputados municipais devem ainda assumir um papel muito importante: ouvir os cidadãos, recolher as suas preocupações e levá-las para o debate político.
Para desempenhar todas estas funções, os deputados municipais consomem muito tempo da sua vida pessoal, uma vez que o cargo não é exercido a tempo inteiro e é acumulado com a respetiva atividade profissional.
A Assembleia Municipal não é constituída apenas por deputados eleitos. Os presidentes das juntas de freguesia fazem também parte deste órgão, automaticamente, por exercerem esse cargo. A sua presença é fundamental, pois garante que cada freguesia tem voz e que os problemas locais chegam à discussão ao nível municipal.
Para além dos deputados diretamente eleitos e dos presidentes das juntas de freguesia, a Assembleia Municipal elege, no início de cada mandato, uma Mesa, composta por um presidente e dois secretários.
O presidente da Assembleia Municipal é eleito pelos próprios membros na primeira sessão após as eleições autárquicas. Cabe-lhe liderar e representar a Assembleia, assegurando imparcialidade e respeito entre todos. É também responsável por convocar as sessões, definir a ordem de trabalhos, conceder a palavra aos membros e garantir que os trabalhos decorrem com ordem e civilidade.
Os secretários asseguram a parte prática do funcionamento da Assembleia, tratando das atas, leituras, votações e da organização geral dos trabalhos.
Em conjunto, a Mesa garante que as reuniões da Assembleia Municipal decorrem de forma organizada, transparente e de acordo com o regimento, incluindo os momentos destinados à intervenção do público.
Graças ao trabalho de todos os membros da Assembleia Municipal, ou seja, os deputados municipais, os presidentes das juntas de freguesia e os membros da Mesa da Assembleia, as políticas locais tornam-se mais participadas, afirmando a Assembleia Municipal como um verdadeiro pilar da democracia de proximidade, onde a voz da população se transforma em decisões que moldam o presente e edificam o futuro do concelho.
Os membros da Assembleia Municipal são escolhidos, em primeiro lugar, diretamente pelos cidadãos, através das eleições autárquicas, que acontecem de quatro em quatro anos. Os eleitores votam em listas de candidatos à Assembleia Municipal apresentadas por partidos políticos, coligações ou grupos de cidadãos. O número de deputados municipais eleitos varia em função do número de votos obtidos por cada lista, garantindo uma representação proporcional.
Depois de eleitos, o que fazem exatamente os deputados municipais?
Uma das suas funções mais importantes é fiscalizar o trabalho da Câmara Municipal. Podem pedir esclarecimentos sobre decisões do presidente e dos vereadores, analisar documentos – como relatórios de atividades e contas do município – e avaliar se as políticas definidas estão a ser cumpridas.
Os deputados participam também na análise e aprovação do orçamento e dos planos do município, tarefas que exigem estudo, atenção e um elevado sentido de responsabilidade.
Outra função essencial é deliberar sobre matérias fundamentais para o concelho, como a aprovação do orçamento municipal e das grandes opções do plano, a aprovação de planos urbanísticos (PDM, planos de urbanização, entre outros), a autorização da contratação de empréstimos, a criação de impostos municipais e a aprovação de regulamentos.
Muitos deputados apresentam moções, recomendações e propostas sobre áreas como transportes, ambiente, habitação, cultura ou ação social, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do concelho. Além disso, podem integrar comissões ou grupos de trabalho, onde analisam assuntos específicos com maior profundidade.
Os deputados municipais devem ainda assumir um papel muito importante: ouvir os cidadãos, recolher as suas preocupações e levá-las para o debate político.
Para desempenhar todas estas funções, os deputados municipais consomem muito tempo da sua vida pessoal, uma vez que o cargo não é exercido a tempo inteiro e é acumulado com a respetiva atividade profissional.
A Assembleia Municipal não é constituída apenas por deputados eleitos. Os presidentes das juntas de freguesia fazem também parte deste órgão, automaticamente, por exercerem esse cargo. A sua presença é fundamental, pois garante que cada freguesia tem voz e que os problemas locais chegam à discussão ao nível municipal.
Para além dos deputados diretamente eleitos e dos presidentes das juntas de freguesia, a Assembleia Municipal elege, no início de cada mandato, uma Mesa, composta por um presidente e dois secretários.
O presidente da Assembleia Municipal é eleito pelos próprios membros na primeira sessão após as eleições autárquicas. Cabe-lhe liderar e representar a Assembleia, assegurando imparcialidade e respeito entre todos. É também responsável por convocar as sessões, definir a ordem de trabalhos, conceder a palavra aos membros e garantir que os trabalhos decorrem com ordem e civilidade.
Os secretários asseguram a parte prática do funcionamento da Assembleia, tratando das atas, leituras, votações e da organização geral dos trabalhos.
Em conjunto, a Mesa garante que as reuniões da Assembleia Municipal decorrem de forma organizada, transparente e de acordo com o regimento, incluindo os momentos destinados à intervenção do público.
Graças ao trabalho de todos os membros da Assembleia Municipal, ou seja, os deputados municipais, os presidentes das juntas de freguesia e os membros da Mesa da Assembleia, as políticas locais tornam-se mais participadas, afirmando a Assembleia Municipal como um verdadeiro pilar da democracia de proximidade, onde a voz da população se transforma em decisões que moldam o presente e edificam o futuro do concelho.
COMENTÁRIOS
Não há comentários para este artigo
07h00 - quarta, 24/06/2026
Utentes em protesto contra problemas
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola considera que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no município “encontra-se nas ‘ruas da amargura’” e vai promover, nesta quarta-feira, 24, uma ação de luta.
Utentes em protesto contra problemas
no Centro de Saúde de Grândola
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola considera que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no município “encontra-se nas ‘ruas da amargura’” e vai promover, nesta quarta-feira, 24, uma ação de luta.
07h00 - quarta, 24/06/2026
Alcácer do Sal celebra
A Câmara de Alcácer do Sal assinala nesta quarta-feira, 24, o Dia do Concelho, com uma cerimónia solene, que contará com intervenções políticas e momentos musicais.
Alcácer do Sal celebra
feriado municipal
nesta quarta-feira
A Câmara de Alcácer do Sal assinala nesta quarta-feira, 24, o Dia do Concelho, com uma cerimónia solene, que contará com intervenções políticas e momentos musicais.
07h00 - quarta, 24/06/2026
Nova campanha de
O sítio arqueológico do Porto da Lama, localizado nas proximidades de Santa Catarina de Sítimos, no concelho de Alcácer do Sal, está novamente a ser palco de uma campanha de escavações.
Nova campanha de
escavações no Sítio do
Porto da Lama
O sítio arqueológico do Porto da Lama, localizado nas proximidades de Santa Catarina de Sítimos, no concelho de Alcácer do Sal, está novamente a ser palco de uma campanha de escavações.
07h00 - terça, 23/06/2026
Hóquei Clube de
A equipa de sub-23 do Hóquei Clube Patinagem de Grândola (HCP) sagrou-se na passada sexta-feira, 19, campeã nacional da categoria, ao derrotar na final a formação da USC Paredes.
Hóquei Clube de
Grândola campeão
nacional de sub-23
A equipa de sub-23 do Hóquei Clube Patinagem de Grândola (HCP) sagrou-se na passada sexta-feira, 19, campeã nacional da categoria, ao derrotar na final a formação da USC Paredes.
07h00 - terça, 23/06/2026
Sustentabilidade do
Academia, empresas e autarquias vão debater, nesta terça-feira, 23, em Sines, a sustentabilidade do território, numa iniciativa do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em parceria com a Câmara Municipal.
Sustentabilidade do
território em debate na
cidade de Sines
Academia, empresas e autarquias vão debater, nesta terça-feira, 23, em Sines, a sustentabilidade do território, numa iniciativa do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em parceria com a Câmara Municipal.
MAIS VISTAS

