00h00 - sexta-feira, 12/02/2016

Associação em Odemira
para valorizar medronho

A união faz a força – a expressão é antiga e serve de mote à Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho, criada em Setembro de 2015 dm Odemira com o objectivo de promover e valorizar os produtores de aguardente e outros derivados do medronho.
A nova associação está ainda a dar os primeiros passos, mas o seu presidente afiança que a sua existência era uma necessidade há muito sentida por todos os que estão ligados ao sector.
“Esta associação já devia ter surgido há mais tempo e tem como principal objectivo a promoção do medronho, assim como dos saberes e tradições que lhe estão associados”, diz ao “SW” António Ramos, 48 anos.
“Ainda temos muito que fazer, mas todos juntos – através desta associação – será mais fácil”, acrescenta o dirigente, que apesar de não ser produtor conhece bem a actividade desde o tempo em que o avô tinha uma destilaria na aldeia de São Miguel (freguesia de São Teotónio).
Os responsáveis pela Arbutus estão ainda a delinear o caminho a trilhar pela nova associação, mas há desde já dois objectivos bem definidos.
“Queremos ter mais sócios e mais destilarias no concelho”, assume com ambição António Ramos, para quem “há muita qualidade que não está a ser aproveitada”.
“Temos de plantar mais medronheiros e aproveitar aqueles que já estão no terreno. É altura de termos mais medronho no concelho e apostar na qualidade. Porque a qualidade é uma garantia de escoamento do produto. E se isto for rentável – e vai ser de certeza – os agricultores irão também apostar no medronho”, defende.
Nos planos da associação está também a presença em eventos como a FACECO (que se realiza em Julho em São Teotónio) e o estabelecimento de protocolos com instituições de ensino superior para estudos associados ao medronho.
Isto além da contratação de um técnico que apoie os associados e produtores no dia-a-dia e possa realizar algum trabalho de investigação na área.
“No fundo, queremos mostrar que em Odemira vale a pena apostar nesta cultura e que aqui há muito e bom medronho”, sintetiza António Ramos, voltando a apelar à união dos produtores.
“A união faz a força e se estivermos todos juntos será tudo mais fácil. Porque quantos mais formos, mais força teremos para promover este magnífico produto”, conclui.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - sexta, 14/11/2025
Seminário de
cinema documental
arranca em Odemira
A história política do Alentejo e o processo da reforma agrária são o mote da 25ª edição do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental, que arranca nesta sexta-feira, 14, e que se realiza pela terceira vez em Odemira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Ações de voluntariado em
restauro ecológico em Odemira
Entre novembro e dezembro a Mossy Earth convida todos os interessados em conservação da natureza e restauro de ecossistemas, a colaborar em dois dos projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto de grande escala “Mira Selvagem” (ou “Wilder Mira”), uma iniciativa que visa recuperar áreas degradadas e preservar a biodiversidade na bacia do Rio Mira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
São Luís recebe Feira
de Empreendedorismo
Regenerativo
A cooperativa Regenerativa, de São Luís (Odemira), promove neste sábado, 15 de novembro, a Feira do Empreendedorismo Regenerativo, para dar a conhecer projetos e negócios de empreendedorismo regenerativo.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Autarca de
Alcácer do Sal
lidera a CIMAL
A autarca de Alcácer do Sal, a socialista Clarisse Campos, é a nova presidente do conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), sucedendo no cargo ao seu antecessor no município, o comunista Vítor Proença.
07h00 - quarta, 12/11/2025
Nova presidente da AM Odemira
quer “aproximar os cidadãos da política”
A socialista Rita Balbino Costa é a nova presidente da Assembleia Municipal de Odemira, sucedendo no cargo a Ana Aleixo.

Proxima Edicaox