00h00 - segunda, 04/04/2016

PCP apresenta medidas
para valorização do medronho

PCP apresenta medidas para valorização do medronho

A valorização da produção e transformação de medronho é o grande objectivo do projecto de resolução apresentado na passada semana pelo PCP na Assembleia da República.
Lembrando que a produção de medronho tem grande "importância" nos concelhos de Almodôvar, Ourique e Odemira, o PCP recomenda ao Governo que seja revisto o regime de taxas e impostos a pagar pela aguardente de medronho, "adequando-o às características desta produção de pequena escala", e que sejam criados "critérios de licenciamento de alambiques que tenham em conta as características da produção de pequena e muito pequena escala".
Os comunistas defendem ainda que sejam estimulados "processos de certificação e de denominação de origem, que permitam valorizar a aguardente de medronho em conformidade com as características das áreas de produção e dos anseios dos produtores".
A definição de uma estratégia "para o estímulo à cultura, produção e transformação de medronho com o envolvimento das autarquias e das associações representativas dos produtores e associações de desenvolvimento local" é outra das propostas do PCP para o sector.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 15/04/2021
Junta de São Teotónio defende
sustentabilidade da caça
A Junta de São Teotónio está a preparar um conjunto de medidas de apoio para permitir a sustentabilidade da atividade cinegética nesta freguesia do concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 14/04/2021
Dona do Zmar está insolvente,
mas unidade turística vai reabrir
A declaração de insolvência da empresa responsável pelo Zmar – Eco Camping Resort não coloca em risco de encerramento este complexo turístico em Odemira (Beja), que prevê reabrir "muito em breve", disse fonte do empreendimento.
07h00 - terça, 13/04/2021
AFBeja retoma
campeonatos distritais
no mês de maio
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) já tem preparada a retoma dos campeonatos distritais da 1ª e da 2ª divisão, assim como de sub-23 e de futsal, para concluir a época desportiva de 2020-2021.
07h00 - terça, 13/04/2021
Criminalidade aumentou no Litoral Alentejano em 2020
A criminalidade aumentou em 2020 no Alentejo Litoral, com mais uma centena de crimes participados face ao ano anterior.
07h00 - segunda, 12/04/2021
Associações da freguesia
de São Teotónio ganham
novas instalações
A Junta de São Teotónio, no concelho de Odemira, acaba de criar o Centro de Associações Locais de São Teotónio (CALST), que visa dar uma resposta às coletividades da freguesia que não dispõem de uma sede social ou de um local físico próprio.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial