00h00 - sexta, 15/07/2016

Medronho com sabor
às terras do "Sudoeste"

Medronho com sabor às terras do "Sudoeste"

"Medronho SW" – a marca é apelativa e a estratégia da Câmara de Odemira está muito bem definida: "Valorizar e alargar os horizontes dos produtos locais feitos a partir de medronho".
O projecto foi apresentado durante a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2016 e tem como lema "Medronho que é medronho é do SW", com o claro propósito de dar notoriedade a um dos produtos mais típicos do concelho.
Até este momento, o percurso do projecto tem sido positivo e o balanço do vereador Ricardo Cardoso não podia ser mais optimista.
"As coisas têm estado a correr francamente bem. Na verdade, nos produtos endógenos temos estado a fazer um trabalho cada vez mais objectivo, mais próximo das pessoas e com cada vez mais aceitação por parte dos novos empreendedores", declara ao "SW".
O autarca explica que a Câmara Municipal tem estado "a trabalhar de forma muito activa na valorização" do medronho e, a comprovar esse empenho, já existem "mais de 30 pretensões de criação de destilarias" no concelho.
"Temos cada vez mais gente a laborar! São já 13 rótulos no concelho de Odemira e estamos também a desenvolver a marca 'Medronho SW', de forma a dar uma visibilidade maior a este produto. E acreditamos que o vamos conseguir, porque temos vários projectos em marcha e com certeza que daqui a dois ou três anos esta será uma marca incontornável do sul do país", explica Ricardo Cardoso.
Neste momento, a marca já está registada e a Câmara de Odemira aposta em criar "um referencial de qualidade". Só depois disso, revela Ricardo Cardoso, será possível "atribuir o selo àqueles que já existem e àqueles que entretanto começarem a existir". Digamos que ainda estamos numa fase de implementação da marca", esclarece.
O eleito do PS admite que este projecto avançou a pensar nas freguesias mais interiores do concelho de Odemira, porque é nesse território que existe este produto. E assume que o trabalho feito até agora está a dar bons resultados.
"No interior, esta é uma tradição com largos anos e é muito importante para estas freguesias aquilo que se está a fazer. Com a criação da associação [Arbutus], com a predisposição do Município para ajudar ao licenciamento e com a criação da marca 'Medronho SW' as coisas têm avançado muito depressa e bem", remata.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

16h01 - sexta, 17/01/2025
Parlamento aprova
desagregação de freguesias
O Parlamento aprovou, nesta sexta-feira, 17, a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013.
07h00 - sexta, 17/01/2025
"Ao Encontro da
Semente" em São Luís
e Vale Béjinha
As localidades de São Luís e Vale Béjinha, no concelho de Odemira, recebem neste fim de semana, 18 e 19 de janeiro, a iniciativa "Ao Encontro da Semente", organizada pela Fundação O Cerro, em parceria com a associação Colher Para Semear e com a Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 17/01/2025
Desagregação das freguesias de
Bicos, Colos e Vale de Santiago
votada esta sexta-feira
Um projeto de lei, subscrito por PSD, PS, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN, é votado nesta sexta-feira, 17, no Parlamento e em caso de aprovação permitirá a desagregação de 135 uniões de freguesia (UF), entre as quais Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Câmara de Odemira apoia alunos
do ensino secundário e superior
A Câmara de Odemira atribuiu um total de 55 bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior em 2024-2205, assim como três prémios de mérito para alunos do secundário, num investimento total de 100 mil euros.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Homem morre em
acidente de motociclo
em Odemira
Um cidadão holandês, de 61 anos, morreu nesta terça-feira, 13, na sequência do despiste do motociclo que conduzia, numa estrada de terra no concelho de Odemira.

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial