00h00 - sexta, 15/07/2016

Medronho com sabor
às terras do "Sudoeste"

Medronho com sabor às terras do "Sudoeste"

"Medronho SW" – a marca é apelativa e a estratégia da Câmara de Odemira está muito bem definida: "Valorizar e alargar os horizontes dos produtos locais feitos a partir de medronho".
O projecto foi apresentado durante a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2016 e tem como lema "Medronho que é medronho é do SW", com o claro propósito de dar notoriedade a um dos produtos mais típicos do concelho.
Até este momento, o percurso do projecto tem sido positivo e o balanço do vereador Ricardo Cardoso não podia ser mais optimista.
"As coisas têm estado a correr francamente bem. Na verdade, nos produtos endógenos temos estado a fazer um trabalho cada vez mais objectivo, mais próximo das pessoas e com cada vez mais aceitação por parte dos novos empreendedores", declara ao "SW".
O autarca explica que a Câmara Municipal tem estado "a trabalhar de forma muito activa na valorização" do medronho e, a comprovar esse empenho, já existem "mais de 30 pretensões de criação de destilarias" no concelho.
"Temos cada vez mais gente a laborar! São já 13 rótulos no concelho de Odemira e estamos também a desenvolver a marca 'Medronho SW', de forma a dar uma visibilidade maior a este produto. E acreditamos que o vamos conseguir, porque temos vários projectos em marcha e com certeza que daqui a dois ou três anos esta será uma marca incontornável do sul do país", explica Ricardo Cardoso.
Neste momento, a marca já está registada e a Câmara de Odemira aposta em criar "um referencial de qualidade". Só depois disso, revela Ricardo Cardoso, será possível "atribuir o selo àqueles que já existem e àqueles que entretanto começarem a existir". Digamos que ainda estamos numa fase de implementação da marca", esclarece.
O eleito do PS admite que este projecto avançou a pensar nas freguesias mais interiores do concelho de Odemira, porque é nesse território que existe este produto. E assume que o trabalho feito até agora está a dar bons resultados.
"No interior, esta é uma tradição com largos anos e é muito importante para estas freguesias aquilo que se está a fazer. Com a criação da associação [Arbutus], com a predisposição do Município para ajudar ao licenciamento e com a criação da marca 'Medronho SW' as coisas têm avançado muito depressa e bem", remata.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 20/03/2023
GNR realizou
operação de fiscalização
em São Teotónio
A GNR desenvolveu na passada semana, a 16 de março, uma operação de fiscalização junto de trabalhadores agrícolas e de estabelecimentos de restauração e de bebidas em São Teotónio, no concelho de Odemira, tendo sido elaborados 103 autos de contraordenação.
07h00 - segunda, 20/03/2023
Odemirense e
Naverredondense
apurados na Taça
A equipa do Renascente de São Teotónio foi eliminada neste domingo, 19, da Taça do Distrito de Beja, enquanto Odemirense e Naverredondense estão apurados para os quartos-de-final da competição.
07h00 - sábado, 18/03/2023
Câmara de Odemira
oferece árvores à população
A Câmara de Odemira vai oferecer árvores autóctones à população e às escolas do concelho, para sensibilizar "para a importância da sua preservação, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer como para a qualidade de vida dos cidadãos".
07h00 - sábado, 18/03/2023
Espetáculos de
teatro em Odemira
e São Teotónio
A Câmara de Odemira inicia neste sábado, 18, um ciclo de espetáculos de teatro para festejar as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinalam a 27 de março, no concelho.
07h00 - sexta, 17/03/2023
Grupo Feminino
de Amoreiras-Gare
celebra 25 anos
O Grupo Coral "Vozes Femininas de Amoreiras-Gare" assinala neste sábado, 18, o seu 25º aniversário com uma tarde de cante alentejano nesta localidade da freguesia de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira.

Data: 10/03/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial